sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

49ª Festa da Uva e do Vinho comemora a cultura da fruta neste fim de semana


49ª Festa da Uva e do Vinho comemora a cultura da fruta neste fim de semana
01/02/2013 - 09h12min

Assessoria de Comunicação Incaper
A Festa da Uva e do Vinho acontece nos dias 02 e 03 de fevereiro em Alfredo Chaves
A festa para o fim de semana já está marcada. Desta vez, o agito no campo fica por conta da 49ª Festa da Uva e do Vinho, que acontecerá no próximo sábado (02) e domingo (03), na comunidade de São Bento de Urânia, a principal produtora de uva em Alfredo Chaves. E os produtores terão muitos motivos para festejar: a expectativa é de que sejam comercializadas cerca de cinco mil quilos da fruta durante os dois dias de evento. Além disso, ainda serão conhecidos os melhores vinhos e uvas da localidade.

Entre shows, desfile para escolha da rainha da festa, danças culturais e exposição de produtos típicos, está o concurso de uvas e vinhos. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é um dos principais organizadores da competição. Para avaliar a qualidade da uva, foram realizadas visitas às propriedades, nas quais técnicos de quatro escritórios do Incaper analisaram as práticas de cultivo nos parreirais. As uvas que concorrem são da variedade Isabel, niágara, bordô e violeta.

O vinho também será avaliado. Degustadores provarão as categorias tinto seco e tinto suave, e a apresentação do produto também contará pontos. O chefe do escritório do Incaper em Alfredo Chaves, Alciro Lamão Lazzarini, apontou que os concursos são estimulantes para os produtores.

“O concurso é uma forma de reconhecer o trabalho do agricultor que está produzindo com qualidade. Além de proporcionar maior facilidade de comercialização para os premiados, reconhecidos como melhores produtos em suas categorias”, avaliou Alciro.

A divulgação do resultado do concurso de qualidade da uva e do vinho está na programação da festa e os dois primeiros lugares serão agraciados com troféus, sendo que os produtores de vinho ainda terão prêmio em dinheiro.

A cultura da uva chegou a Alfredo Chaves junto dos imigrantes italianos, mas quase se perdeu ao longo dos anos. Alciro conta que ela foi retomada há cerca de sete anos com as doações de porta-enxertos feitas pelo Incaper, que impulsionou o cultivo novamente.

“A cultura da uva é uma atividade rentável para os produtores e viável pelas condições ambientais da localidade. Consideramos também o aspecto social, já que realizamos um trabalho de resgate cultural com essa atividade. Hoje, produzimos em torno de 80 toneladas por ano, mas já temos potencial para 150. A perspectiva é de explorar esse potencial”, explica Lazzarini sobre o trabalho do Incaper no incentivo ao cultivo da uva em Alfredo Chaves.

São esperadas 10 mil pessoas entre os dois dias de evento. A entrada é franca e o visitante ainda terá a oportunidade de adquirir uvas fresquinhas e diversos produtos derivados da fruta. A festa é promovida pela Associação Comunitária de São Bento de Urânia, Secretaria Municipal de Agricultura e com apoio do Incaper.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário