sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A VIOLENCIA E A GANANCIA CAPITALISTA.

                     Quando vejo na TV e nos jornais impressos os assassinatos e a violencia que parece ter tomado conta da sociedade, bem como o consumo de drogas, fico pensando na origem deste quadro.
                      Os personagens geralmente são jovens, a cada dia mais jovens, negros em sua predominancia e se fizermos uma investigação mais profunda nas famílias, veremos que na origem indica o produto do êxodo rural da década de 60 em diante.
                     Se olharmos a política adotada para a Nação neste período veremos, no particular capixaba, os grandes projetos industriais que eram anunciados como sendo o milagre do desenvolvimento (mas para quem?). O eixo dos grandes projetos geraram o que vemos hoje.
                    Nos balanços das empresas poderia estar este passivo social que a sociedade amarga. Mas os lucros e os dividendos destes grandes projetos ficou na gaveta de meia dúzia de empresas e também voou para o Exterior.
                    Fica o ar poluído, a fumaça das locomotivas e o passivo social.
                    A condição degradante das famílias não é motivo de registros na grande imprensa, que parece estar sendo movida a sangue da periferia, dos negros, dos pobres. As colocações são feitas de forma pontual, nunca avançando para uma reflexão do conjunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário