quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Agricultores participam do I Seminário de Agroecologia do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça



20/02/2013 - 15h52min


Incaper
Cachoeira da Fumaça
Tem início nesta quinta-feira (21) e vai até sábado (23) o I Seminário de Agroecologia do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça. Com o objetivo de incentivar práticas de conservação e sustentabilidade em torno do parque, lideranças locais e a equipe de monitores do parque participarão de palestras, oficinas e de uma Feira de Saberes.

No seminário, serão trabalhados temas como histórico da agroecologia, manejo do solo e reflexos na água, transição agroecológica, organização social, juventude rural, produção e produtos agroecológicos. “Todos esses temas são de relevância para melhorar a qualidade de vida das famílias no campo, possibilitando mais opções para os jovens rurais e contribuindo para a autonomia dos agricultores familiares”, afirmou a chefe do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Alegre, Joana Carneiro.

Ela também disse que, como vivem cerca de 60 famílias no entorno do parque, é fundamental a integração da produção e cultivo agrícola com práticas sustentáveis e que preservem o meio ambiente. “Além de incentivar a diversificação de produtos na propriedade, a atividade é um estímulo para o turismo rural em áreas agroecológicas”, explicou Joana.

No último dia do seminário, ocorrerá a Feira de Saberes, onde haverá apresentações culturais de caxambu, dança afro e moda de viola e trocas de sementes e produtos agroecológicos. A atividade é uma realização do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em parceria com o Incaper e com o Grupo de Agricultura Ecológica Kapi'xawa.

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

Situado na Região do Caparaó entre os municípios de Alegre e Ibitirama, o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça protege nascentes de um trecho de um afluente do rio Itapemirim. A região é formada por fragmentos florestais de mata ciliar e e possui uma queda d’água de 144 metros de altura, além de trilhas bem demarcadas e de fácil acesso. Durante o verão, o Parque é bastante visitado. Entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, houve cerca de seis mil visitantes.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário