quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Assembleia do Condoeste e do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Norte reúne lideranças em Colatina




Foi realizada nessa quarta-feira (27) as Assembleias Ordinárias do Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (Condoeste) e do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Norte do Estado do Espírito Santo (CRSS) com os municípios integrantes da Região Noroeste. A reunião ocorreu no auditório do Sanear, em Colatina.
Durante a abertura do evento, o prefeito Leonardo Deptulski falou sobre a importância da assembleia para discutir sobre o “ES Sem Lixão” e sobre os Resíduos de Serviços de Saúde, que atualmente são um desafio para os municípios envolvidos.
Leonardo aproveitou para agradecer ao empenho do governo do estado e falar da expectativa em torno da realização do projeto. “Temos em Colatina o único aterro sanitário público municipal, onde fazemos uma parceria com outros municípios, porém ainda temos o problema dos resíduos de serviços de saúde que atualmente são enviados para João Neiva para serem incinerados. Uma questão que está perto de chegar ao fim, visto que no fim do ano passado, o consórcio adquiriu uma autoclave, um equipamento que permite uma segurança em torno de 98% de desinfecção dos resíduos de saúde, podendo ser destinados normalmente ao aterro sanitário”, afirmou o prefeito.
O equipamento que já está instalado aguarda liberação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) para entrar em funcionamento. Segundo Leonardo a autoclave vai gerar uma economia em torno de 50% do que é gasto hoje pelos 13 municípios que compõem o Consórcio de Resíduos Sólidos.
Também presente na reunião, o subsecretário do estado da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEDURB) e gerente “ES Sem Lixão”, Dalton Ramaldes, apresentou aos prefeitos e representantes dos municípios os passos, a nova concepção do projeto e os avanços já alcançados.
Dalton falou sobre como o programa foi concebido, explanou sobre engenharia e logística, e sobre a solução regional. “Existe uma solução de escala que vai viabilizar a situação de resíduos em todos os municípios. O processo para contratação das obras das estações de transbordo, centro de tratamento de resíduos sólidos, acessos rodoviários e aquisições de equipamentos e pré-operação para o Condoeste, estão em análise na Procuradoria Geral do Estado (PGE) e em seguida vai a Secretaria de Estado de Controle e Transparência do Governo do Estado do Espírito Santo (SECONT). A previsão de publicação da licitação é para abril/2013 e contratação em maio/2013”.
Após a apresentação foi realizada a eleição do novo vice-presidente do Condoeste, que por meio de decisão consensual elegeu Marcos Guerra, prefeito de São Roque do Canaã, para ocupar o cargo. O prefeito de Colatina Leonardo Deptulski é o atual presidente.
Além do prefeito de Colatina, estiveram presentes Agmar Lima, Claumir Zamprogno, Marcos Guerra, Darly, Paulo Coradini, Ademar Schneider, Jackson Bulerianm, Braz Monferdini, respectivamente prefeitos de Pancas, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Itaguaçu, Governador Lindenberg, Itarana, vice-prefeito de Laranja da Terra, São Gabriel da Palha e autoridades locais.

Texto: Cristiane Trevizani – Assessoria do Sanear
Foto: Laércio Signoreli




Assembleia Condoeste.jpgAssembleia Condoeste.jpg
274K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário