quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Blog educacional de escola em Castelo traz novidade para 2013


Um fórum para esclarecer dúvidas é a novidade implantada no blog educativo ‘Café Filosófico’, desenvolvido pela Escola Estadual JoãoBley, localizada em Castelo. O espaço digital tem como função auxiliar os estudantes de ensino médio a compreenderem os exercícios didáticos relacionados à disciplina de Filosofia. 
Idealizado em 2012 pelo professor de Filosofia, Wagner Barbosa de Oliveira, o blog é composto por textos, artigos e notícias que abordam questões sociais como educação, política, religião, dentre outros destaques da atualidade. Os materiais dão a oportunidade dos estudantes ampliarem seus conhecimentos de maneira coletiva ou individual.  

No momento, a blogueira Yoani Sánchez, uma das mais famosas opositoras do regime cubano e autora do blog ‘Generación Y’ e a obra ‘De Cuba, com Carinho’ é a personagem em discussão.  Os alunos têm de relacionar a vida e o trabalho de Yoani Sánchez com o mito da ‘Caverna de Platão’, metáfora da condição humana perante o mundo, que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e à educação como forma de superação da ignorância.   

Outra atividade é elaborar um pequeno texto sobre a biografia da blogueira e um dossiê feito pelo governo de Cuba, onde será evidenciada a ética, como explica o professor Wagner. 

“É importante mostrar e destacar junto aos nossos os principais fatos que ocorrem no exterior e principalmente em território nacional. A iniciativa ajuda a instigar o pensamento crítico e, ao mesmo tempo, trabalha a formação social dos estudantes”, destacou.  

Todas as informações postadas no blog são levadas para a sala de aula e inseridas na disciplina de Filosofia que, segundo o professor, é uma forma de complementar na prática os conteúdos lecionados no decorrer do ano

O endereço eletrônico de acesso do blog ‘Café Filosófico’ é o http://cafefilosofico-castelo.blogspot.com.br.

Café Filósofo

Café Filosófico é um espaço digital e interativo para discussão de conteúdos relacionados à disciplina de Filosofia. As opiniões somente são postadas após passarem pela aprovação do moderador (professor) para não haver o risco de visitas indesejáveis que prejudiquem o canal online. Também são discutidos diversos assuntos do cotidiano, como saúde e religião. 


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ jgviana@sedu.es.gov.br Texto: Juliano Viana Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário