quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Coordenadores dos Polos de Fruticultura do Espírito Santo tomam posse no Incaper



20/02/2013 - 13h57min


Assessoria de Comunicação Incaper

Os coordenadores dos Polos de Fruticultura do Espírito Santo tomaram posse no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) nesta última segunda-feira (18). Na ocasião, além das boas-vindas aos profissionais pelo diretor-presidente do órgão, foi apresentado o panorama da fruticultura no Estado.

“Devido à implantação e consolidação dos Polos de Fruticultura, as ações na área foram ampliadas em todo o Estado, sendo necessária uma gestão organizada das atividades a fim de melhor atender aos agricultores de base familiar”, explicou a Coordenadora de Fruticultura do Incaper, Adelaide da Costa. Atualmente, existem 14 Polos de Fruticultura no Espírito Santo.

Para a coordenadora do Polo de Laranja, Marianna Abdalla Prata Guimarães, a nomeação possibilitou a atuação direta nos municípios de abrangência do Polo. “Essa medida contribuirá para ampliar a diversificação da agricultura familiar, melhorando a renda dos agricultores”, afirmou Marianna. Ela também destacou a maior participação de cada município no planejamento do Polo, por meio dos Comitês Gestores.

De acordo com o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, a coordenação dos Polos contribui para o avanço da produção dos agricultores. “O Incaper é referência em pesquisa, assistência técnica extensão rural, é um instrumento de desenvolvimento voltado para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos capixabas. Esperamos, com essa nova gestão, uma coordenação inovadora que crie oportunidades de desenvolvimento para o setor da fruticultura e coloque nossos frutos em lugar de destaque no Brasil”, frisou.

Polos de Fruticultura

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Incaper, vem desenvolvendo ações para implantação, consolidação e revitalização da cultura do abacaxi, acerola, banana, caju, coco, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, morango, tangerina e uva, que, aliadas ao cacau, formam os 14 Polos de Fruticultura do Estado.

As regiões dos Polos foram definidas de acordo com as características de clima e solo e em função das exigências de cada cultura, de forma que os produtores rurais, as agroindústrias, as instituições públicas, as associações e empresas de diversos segmentos locais possam atuar coletivamente.

Como o objetivo do Governo do Espírito Santo é tornar o Estado uma referência nacional na produção e industrialização de frutas, foram distribuídas, até 2012, 1,68 milhão de mudas para os produtores das diversas regiões dos Polos e mais de 57 mil caixas plásticas para transporte de frutas. Essa distribuição, realizada em 50 municípios, contribuiu para ampliar a área plantada e garantir a alta produtividade e qualidade das frutas.

Coordenadores dos Polos de Fruticultura

Conheça abaixo os coordenadores dos Polos de Fruticultura:

Polo de Abacaxi:
Ivanildo Schmith Kuster – Escritório do Incaper de Boa Esperança

Polo de acerola:
Vanderli Miranda – Escritório do Incaper de Piuma

Polo de banana:
Alciro Lamão Lazz arini - Escritório do Incaper de Alfredo Chaves

Polo de cacau:
Renata Setubal Lourenço - Escritório do Incaper de Linhares

Polo de caju:
Luiz Carlos Pereira do Sacramento - Escritório do Incaper de Pedro Canário

Polo de coco:
Geraldo Mendes da Silva – Centro Regional do Incaper Centro No rte

Polo de goiaba :
Dalton Luis Ribeiro dos Santos - Escritório do Incaper de Montanha

Polo de laranja:
Marianna Abdalla Prata Guimarães - Escritório do Incaper de Jerônimo Monteiro

Polo de manga:
Cesar Santo s Carvalho - Escritório do Incaper de Colatina

Polo de maracujá:
João Henrique Treviz ani - Escritório do Incaper de Jaguaré

Polo de mamão:
David dos Santos Martins – Departamento de Operações Técnicas – Incaper Sede

Polo de tangerina:
Sebastião Antônio Gomes – Centro Regional Centro Serrano

Polo de uva:
Maria Elizabete Oliveira Abaurre - Centro Regional Centro Serrano

Polo de morango:
Cintia Aparecida Bremenkamp – Escritório do Incaper de Pedra Azul

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário