terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cultivo de morango ganha destaque em Alfredo Chaves


Além de inhame, uva e verduras, o distrito de São Bento de Urânia, no interior de Alfredo Chaves, está se destacando com uma nova cultura: o morango. A fruta vem sendo cultivada pela família de Ivan Pianzola, 33, na comunidade de Redentor, a cerca de 1.400 metros de altitude.
O produtor é pioneiro na região. Em um hectare ele plantou cerca de 16 mil pés, que rendem 450 kg de morango por semana. Segundo Pianzola, ele está colhendo uma média de 300 caixas semanais.
“Por motivo de concorrência, larguei o plantio de tomates e parti para outra cultura”, destaca o agricultor. Ele, a mulher e os pais trabalham na lavoura diariamente. A renda familiar é complementada com o plantio de inhame e cereais.
Conforme Ivan, as mudas são de origem chilenas. “As mudas da espécie são mais caras que a nacional, mas compensam na longevidade da colheita e na qualidade dos frutos”, disse. A colheita iniciou em agosto do ano passado e, segundo o olericultor, continuará até julho de 2014. “Com essa espécie consigo colher com a mesma planta durante dois anos”, conta destacando os constantes trabalhos que tem com adubação e desbastes de mudas e folhas.
No verão, devido as fortes chuvas e o sol, as plantas são cobertas por uma espécie de lona, que filtra os raios solares e ameniza o calor nas plantas.
Ivan e a família têm interesse em expandir a produção e agregar valor a cultura, comercializando na propriedade e região derivados como geléia e polpa do fruto.
De acordo com o secretário de Agricultura, Antônio Carlos Petri, Alfredo Chaves tem grande potencial para a diversidade agrícola, devido ao relevo. “O município parte a menos de 20 metros de altitude em relação ao nível do mar e vai até mais de 1.800 metros de altitude, favorecendo a cultura de diversas espécies. Temos uma diversidade muito rica de culturas agrícolas”, destaca Petri.
O prefeito Roberto Fiorin parabenizou o agricultor pela iniciativa. “Degustei o fruto e gostei muito do sabor. A família de Ivan está de parabéns pelo cultivo, diversificando a agricultura na região e aumentando a renda. Iremos dar todo apoio possível aos agricultores, são eles responsáveis em colocar o alimento em nossas mesas todos os dias”, disse.

Dirceu Cetto
27 9965-1806

Nenhum comentário:

Postar um comentário