terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Em Vila Velha Remédio para hipertensão é o mais procurado


Texto: Emerson Cabral / Foto: Arquivo

entrega de remedio na farmacia do PA da Glória - Imagem: Sergio Cardoso
Na lista dos 10 medicamentos mais consumidos na rede municipal de saúde de Vila Velha, cinco têm prescrição para o tratamento da hipertensão (veja a lista completa na tabela abaixo). Em segundo lugar estão os remédios para o tratamento da diabetes. A distribuição desses medicamentos é gratuita.
De acordo com a gerente da assistência farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Alvimara Almeida Siqueira, estes medicamentos são de uso contínuo e os pacientes que fazem uso deles precisam ser cadastrados nas unidades de saúde mais próximas de suas casas. “O remédio deve ser retirado na unidade onde o paciente está cadastrado, para evitar que ele busque o medicamento em outro bairro e faça a automedicação”, explicou.
Para ter direito a usar as farmácias das unidades de saúde o cidadão precisa apresentar uma receita médica conveniada com o Sistema Único de Saúde, seja de unidade básica, pronto-atendimento ou hospital, ainda que filantrópico. “O fundamental é que a receita seja do SUS para que o remédio possa ser liberado. Não são aceitas receitas médicas aviadas por profissionais de consultórios particulares”, reforçou Alvimara.
Medicamentos mais procurados
Enalapril (Maleato de Enalapril) 20 mg - hipertensão
Omeprazol Sódico 20 mg  – Azia e outros problemas gástricos
Hidroclorotiazida 25 mg  – diurético usado para tratar hipertensão
Metformina 850 mg  - diabetes
Sinvastatina 20 mg  - colesterol
Losartana Potássica 50 mg - hipertensão
Ácido Acetilsalicílico 100 mg  – doenças cardíacas e hipertensão
Atenolol 50 mg – hipertensão
Paracetamol 500 mg – dor, febre
Glibenclamida 5 mg - diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário