segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Grupos de mulheres recebem apoio do Incaper para participar de premiação



04/02/2013 - 16h42min

Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estimulou grupos e associações produtivas de mulheres rurais a participar do Prêmio “Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável”, promovido pela Secretaria de Política para as Mulheres do Governo Federal. As inscrições terminaram na última sexta-feira (01).

A economista doméstica do Incaper, Ana Penteado, auxiliou na inscrição de dois grupos do município de Alfredo Chaves. Concorrem à premiação os Produtos Caseiros Hora do Recreio e o Grupo Artfibra. Em todo o Espírito Santo, diversos outros grupos e associações formados por mulheres fizeram a inscrição.

O Incaper fez vários encontros com os grupos para afinar o diálogo e efetivar a inscrição. “Este prêmio é um incentivo acima de tudo. É o reconhecimento do trabalho da mulher rural em grupo. Estas mulheres já têm suas atividades na propriedade da família, cuidam da horta, de pequenos animais... Mas quando estão em grupo, quando geram trabalho e renda, é bem mais gratificante”, disse Ana Penteado. O Incaper está na torcida!

Grupo Artfibra

O Grupo Artfibra, composto por sete mulheres, foi fundado em 2009 e produz artesanato de fibra de bananeira. Toda a produção de 30 peças por mês é levada para a comercialização. Recebe apoio de diversas entidades, entre elas o Incaper, que colabora prestando assessoria nas atividades de extensão rural e na participação de feiras e eventos para comercialização dos produtos. No relato da experiência, o grupo capitaneado por Amabenir Buback Grassi disse: “O rendimento financeiro com as peças que vendemos ainda é muito pequeno, mas o amor que sentimos pelo artesanato de fibra de bananeira nos estimula a buscar novos mercados e possibilidades. Com esse recurso, poderemos realizar nosso sonho de ter um local próprio que seja adequado para atender todo o processo de produção desde o preparo e tratamento da fibra até a finalização das peças”.

Grupo Hora do Recreio
O Grupo Hora do Recreio, da comunidade de Recreio, também em Alfredo Chaves, tem à frente Cecília Tomazini Bergami. O grupo é formado por sete mulheres, cujas famílias vivem da agricultura, e produz pães e biscoitos. Além de contribuir com o transporte dos alimentos, o Incaper auxilia as mulheres do grupo na rotulagem dos produtos, participação em feiras e eventos, e facilita o acesso às políticas públicas de comercialização. “Depois que começamos a trabalhar em grupo, nos sentimos mais fortalecidas e mais alegres e somos 'bem vistas' e reconhecidas pela sociedade e pelos familiares por causa do nosso trabalho. Ganhar este prêmio é muito importante para nós, pois com este recurso poderíamos construir um novo espaço melhor para o funcionamento da agroindústria ou então comprar um carro mais adequado ao transporte de alimentos”, disse Cecília.

Sobre o Prêmio
O Prêmio Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável é promovido pela Secretaria de Política para as Mulheres do Governo Federal. Tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho das mulheres do campo e da floresta, por meio de suas organizações econômicas, no fortalecimento da sustentabilidade econômica, social e ambiental e geradoras da segurança e soberania alimentar no País. A premiação oferecida é de até R$ 20 mil. O edital com mais informações sobre o prêmio pode ser acessado em: http://spm.gov.br/premio-mulheres-rurais-que-produzem-o-brasil-sustentavel/edital-premio-mulheres-rurais-que-produzem-o-brasil-sustentavel/

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário