quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Incaper beneficiará 3.400 famílias no campo com assistência técnica e extensão rural



28/02/2013 - 14h04min

Incaper
Equipe do Incaper discutindo execução da chamada pública
O Incaper venceu a chamada pública 10/2012 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que seleciona entidades executoras de assistência técnica e extensão rural (Ater) para promoção da agricultura familiar sustentável. Cerca de 3.400 famílias de 13 municípios capixabas serão beneficiadas.

De acordo com um dos coordenadores da chamada pública, Agno Tadeu da Silva, o Incaper venceu dois lotes, que abrangem as regiões Noroeste, Serrana e Sul do Espírito Santo. Serão beneficiadas famílias de Águia Branca, Barra de São Francisco, Jaguaré, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, São Mateus, Vila Valério, Afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Castelo.

“Por meio dessa chamada pública, as famílias receberão assistência técnica e extensão rural de forma permanente e continuada durante três anos. Nesse período, será avaliado o avanço de cada família no campo”, afirmou Agno. Ele também destacou que serão utilizadas metodologias participativas de Ater e que a sustentabilidade é um dos focos de trabalho.

De acordo com o chefe da área de Ater do Incaper, Maxwel Assis de Souza, esse modelo da chamada pública é um avanço e deve ser priorizado nas ações de assistência técnica e extensão rural do instituto. “O papel do extensionista se intensifica para a atuação na propriedade como um todo, incluindo questões sociais, econômico-produtivas e ambientais. Toda a família, incluindo jovens e mulheres, também são alvo de ações direcionadas, seja em atividades agrícolas ou não-agrícolas, de maneira que todos sejam membros ativos dentro da propriedade rural”, disse Maxwel.

Além da exigência pelo atendimento de, no mínimo, 30% de mulheres nas ações de Ater, a chamada pública visa promover serviços que tornem a propriedade rural sustentável social, econômica e ambientalmente. “A partir desse trabalho, abre-se a possibilidade de certificação das propriedades atendidas desde que atendam aos critérios”, afirmou Maxwel.

A equipe que integra a chamada pública pelo Incaper possui como coordenadores, na Região Noroeste, João Carlos Juliatti e Dulcino Bento Zucatteli, e na Região Serrana e Sul, Agno Tadeu da Silva. Como assessores técnicos de gestão da unidade produtiva, estão Alice Cristina Bitencourt Teixeira e Vera Lucia Martins Santos; e de gestão ambiental, Daniel do Nascimento Duarte e João Miranda dos Santos. A previsão para início dos trabalhos é até o final do primeiro semestre de 2013.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário