segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Incaper discute feira de touros com alto padrão genético



08/02/2013 - 17h14min

Incaper
Renunião para discutir feira de touros com alto padrão genético
Espírito Santo e Rio de Janeiro juntos, para discutir a organização de uma feira de touros de alto padrão genético. Na última quinta-feira (07), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) esteve no município de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) para tratar assuntos relativos ao evento.

“Este evento propiciará um avanço genético significativo no atual plantel, não apenas de Bom Jesus de Itabapoana, no Rio de Janeiro, mas também para a região conhecida como o ABC Capixaba, formada pelos municípios de Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado”, disse o zootecnista do Incaper, Bevaldo Martins Pacheco. Importante destacar que a pecuária bovina (leite e corte) é uma das principais atividades econômicas do Vale do Itabapoana.

Inicialmente, será feito um levantamento dos produtores interessados em comprar touros registrados da raça Zebu. O objetivo do evento é justamente facilitar as negociações entre criadores interessados em comprar e vender touros de alto padrão genético, com aptidão para a produção de carne ou de leite. A feira está marcada para o dia 27 de abril de 2013, no Parque de Exposições da Cooperativa Agrária do Vale do Itabapoana (Cavil).

Durante o evento, os produtores terão a oportunidade de adquirir um reprodutor com idade entre 20 e 42 meses, com registro genealógico inspecionado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Isso permitirá ao pecuarista elevar a qualidade e a uniformidade das crias, assegurando uma reposição anual do plantel com fêmeas mais produtivas e machos de melhor padrão para comercialização.

O Governo do Espírito Santo foi representado pelo técnico do Incaper Bevaldo Martins Pacheco. Guilherme Bessa, do Incaper de Apiacá, Delmir Treggio, de Bom Jesus do Norte, e Alcélio Nazarino e Hebert Vasconcellos, de São José do Calçado, também estiveram presentes. O Governo do Rio de Janeiro foi representado pela Defesa Sanitária. O encontro contou ainda com a participação de diversos representantes da Cavil e de prefeituras municipais.

Os Escritórios Locais de desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper no ABC Capixaba estão à disposição para maiores esclarecimentos sobre o evento. ELDR Apiacá (28) 3557-1861. ELDR Bom Jesus do Norte (28) 3562-1037. ELDR São José do Calçado (28) 3556-1124.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário