domingo, 3 de fevereiro de 2013

Mais de sete mil pessoas passaram pela 49ª Festa da Uva e do Vinho em São Bento de Urânia, Alfredo Chaves.


Mais de sete mil pessoas passaram pela 49ª Festa da Uva e do Vinho
Aconteceu nos dias 02 e 03 de fevereiro, em São Bento de Urânia, interior de Alfredo Chaves, a 49ª Festa da Uva e do Vinho. Desfile de microtratores, shows, apresentações culturais, escolha do melhor vinho e desfile para eleger a rainha da festa foram as atividades do evento que reuniu mais de sete mil pessoas. Cerca de seis toneladas de fruta foram comercializadas durante os dois dias de festa.
Os moradores da comunidade receberam com muito carinho os visitantes e prepararam, em parceria com a Prefeitura, uma festa resgatando os costumes dos colonizadores italianos com objetivo de agradecer mais uma colheita de uva no distrito.
O desfile de microtratores foi uma das atrações durante à tarde do sábado, com propósito de mostrar uma ferramenta de grande importância para as famílias locais, no cultivo de frutas, verduras e inhame. À noite, ocorreu o desfile que elegeu as princesas e rainhas da festa e show com Musical Prateado.
Já no domingo, a programação foi iniciada com o Encontro de Trilheiros, seguido de missa da benção da colheita, premiação dos melhores vinhos e da melhor uva e apresentações culturais.
Durante os festejos, os moradores da comunidade comercializaram derivados da fruta como geléia, compotas, suco natural e o vinho, além e de outros serviços como almoço típico, salgados e churrasco a quilo.
O prefeito Roberto Fiorin participou ativamente das atividades da festa e ainda visitou diversas propriedades que cultivam a fruta. “Foi uma festa muito bonita e organizada. Parabenizo os moradores e produtores pelo empenho e pela organização. Iremos dar incentivos para aumentar o cultivo da fruta no distrito e em outras regiões do município”, adiantou.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o distrito de São Bento de Urânia é responsável pela produção de 128 toneladas da fruta no município. As espécies mais cultivadas são Isabel precoce, niágara, violeta e bordô. Alfredo Chaves produz mais de 135 toneladas de uva por ano. Dos 26 produtores do distrito, nove estão legalmente registrados para a fabricação de vinho de forma artesanal. Mais de 10 mil garrafas são produzidas na região.
O produtor Izair Simoni está satisfeito com a colheita. “Estou finalizando a produção, acredito que irei colher um total de seis toneladas”, disse. Da produção, Izair vende boa parte da fruta in natura na propriedade e o restante fabrica vinho. Ele prevê a produção de mil garrafas com a atual colheita.
“A Festa da Uva e do Vinho é um evento importante porque valoriza a cultura e divulga os produtos da nossa região, além de incentivar o produtor”, disse o presidente da Associação de Moradores de São Bento de Urânia, Lauro Cebin.
Quem tiver interesse em comprar a fruta nas propriedades pode ainda visitar a comunidade, conhecer o cultivo e adquirir uva colhida na hora. A comunidade de São Bento de Urânia fica a 45 km da sede. Para chegar, há mais que uma opção: pela BR 262, na altura do Km 72, acesso em Victor Hugo (11 km até a comunidade);  ou por Alfredo Chaves, via Matilde e Carolina (45 km) e na altura do Km 60, no Posto do Café.

Confira os ganhadores da 49ª Festa da Uva e do Vinho:
Vinho suave: 1º lugar – Jandir Gratieri; 2º lugar – Izair Simoni
Vinho Seco: 1º lugar – Jandir Gratieri; 2º lugar – Élson Antônio De Nadai
Qualidade da Uva: 1º lugar – Izair Simoni; 2º lugar – Severino Buzato
Visita Técnica dos Parreirais: 1º lugar – Antônio Pianzoli; 2º lugar – Jandir Gratieri.
Rainha da Festa: Jaini Pin Bianchi
Princesas: Lilandra do Carmo Mognol (1ª); Ana Paula Simoni (2ª)



Confira a programação:
Sábado (02/02):
14h- Desfile de micro tratores
16h- Torneio de Mora
20h- Desfile para escolha da Rainha Juvenil da 49ª Festa da Uva e do Vinho
22- Show com Musical Prateado (entrada franca).

Domingo (03/02):
09h- 1º Encontro de Trilheiros de São Bento de Urânia
10h- Celebração
11h- Abertura da Exposição de produtos típicos
12h- Entrega da premiação do Concurso de Uva e Vinho
13h- Danças culturais
14h- Moda de viola e show de calouros
16h- Sorteio da rifa beneficente de 02 motos Honda CG 125c 0 Km e 01 CRF 230 S 0 Km. Após, forró em praça pública.
3 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Desfile microtratores.JPGDesfile microtratores.JPG
244K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Ganhadores.JPGGanhadores.JPG
208K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Prefeito, rainha e 1ª princesa.JPGPrefeito, rainha e 1ª princesa.JPG
160K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário