sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O CONILON CAPIXABA GERA MUITA INVEJA



A maior riqueza economica do Espírito Santo é o café CONILON.
Além de termos uma produção chegando a 10 milhões de sacas por ano, ele é o maior distribuidor de riquezas que temos. Quando o preço está bom, todos ganham, do pequeno ao grande produtor, passando pelos milhares de brasileiros que trabalham na sua colheita.  A produção do Brasil supera 12 milhões, sendo que 1,4 milhão da produção de Rondonia e 800 mil da Bahia, são frutos das técnicas capixabas e também conduzidas, boa parte, por capixabas
Mas o CONILON  é uma consequencia do trabalho de pesquisa capixaba que o levou a uma crescente produtividade e retorno financeiro para os que estão envolvidos no seu ciclo.
A presença do CONILON capixaba, que em 1975 era de apenas 200 mil sacas e hoje beira 10 milhões.
O nosso destaque há muitos anos incomoda. Abaixo temos dois textos divulgados nesta semana onde o CONILON entra como réu. confira:

TEXTO 1
Arnaldo Reis Caldeira Junior
 comentou em: 14/02/2013 09:17
Carne de CAVALO : Café CONILON !!!!
Carne não é tudo igual e café também não é !!  
"Por enquanto, as autoridades descartam uma crise sanitária. Falam mais em fraude nas embalagens, por não levarem o rótulo indicando carne de cavalo." - diz a matéria :
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/02/escandalo-com-carne-de-cavalo-causa-investigacao-em-toda-europa.html 
E com o café, será que os consumidores europeus não tem a mesma prática ????  Será que os consumidores bebem uma coisa achando que é outra ? Com este precedente da carne de cavalo, deveríamos levar este tema à organização internacional de comércio !
Existem cafés e cafés, todo mundo tem direito ao sol, porém, com a VERDADE, a DIGNIDADE e RESPEITO ao CONSUMIDOR !

 TEXTO 2
Fernando Souza Barros comentou em: 14/02/2013 22:44
POR QUE VENDER SEU CAFË Ë MAIS DIFÍCIL QUE PRODUZIR?
                 PREZADOS COMPANHEIROS.
          Será que produzir é mais difícil que vender seu Café?Depende do que? Diciplina,orientação,opinião ou de seu custo de produção?Seguramente poderíamos dizer que de todas estas coisas,mas há algumas que não depende de nós produtores como por exemplo os prazos e datas de vencimento de suas obrigações financeiras.Cada produtor deveria colocar o prazo e as condições de amortização de seus financiamentos,até para não ficar uma coisa tão facil para o Comprador detectar.Outro aspecto é do custo de produção.Café sem remuneração deveria ser arrancado pois do contrário serviria só para a especulação assim como seu plantio sem planejamento.Depender do Governo,de favores,bancos etc... sem planejamento vai para o buraco e com planejamento vira refen do Comprador via Bolsa de N.York e Londres.Portanto combater a falta de renda ou a renda baixa/risco depende de Planejamneto,Atitude na hora certa e Gestão mas o que por enquanto ainda assistimos é uma falta de Orientação ao produtor.A Comercialização de nosso Café está em processo de reformulação mas temos certeza que a mudança virá.Voces fizeram qualidade e aí?E agora?E o estímulo ao plantio do Robusta?Enfim o tempo dirá....

VAMOS ACORDAR
A inveja que o sucesso da nossa cafeicultura de CONILON gera é muito grande e de tempos em tempos ela ressurge de uma forma torpe e ridícula.
No TEXTO 1Arnaldo Reis Caldeira Junior mistura a questão da carne de cavalo que na Europa estaria sendo vendida como carne de boi, querendo fazer uma alusão ao conilon que participa de misturas com o café arábica. O texto quer induzir que o conilon está fraudando o arábica. Nada mais ridículo.
No TEXTO 2, Fernando Souza Barros ao final de suas lamentações parece querer indicar que os problemas da cafeicultura brasileira aparecem em função do estímulo ao plantio do Robusta, que é o CONILON.

Nós capixabas precisamos acordar e permanecer atentos.
Mais adiante a ira destes senhores e de outros mais será maior, quando os novos clones do CONILON chegarem aos nossos produtores e mais adiante ao mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário