segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Peças teatrais ajudam no aprendizado do aluno de Vila Velha



Texto: Daniella Sanz / Foto: Semcom

Semana nacional do trânsito- teatro - Imagem: Eduardo Ribeiro
Proporcionar à criança uma aprendizagem de forma lúdica. Esse é um dos artifícios utilizados por diretores e pedagogos das unidades de ensino da rede de educação de Vila Velha para melhorar a qualidade da educação municipal. E para iniciar o ano colocando em prática o lúdico como forma de contribuir para o desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos, unidades infantis e fundamentais estão levando o teatro para dentro dos muros das escolas.

No primeiro semestre deste ano, dez escolas serão contempladas pela iniciativa, que poderá se estender a outras unidades de ensino da rede após as férias regulares de julho. Na última quinta-feira (21) e sexta-feira (22), quatro escolas receberam o grupo de Teatro Agripino, que apresentou a esquete O Leão e a Ratinha, que aborda temas como amizade, respeito às diferenças, união e partilha.

Uma das escolas que receberam o grupo teatral foi a Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) Comandante Franco, em Parque das Gaivotas. Para a pedagoga da unidade, Márcia Netto Silveira, o lúdico é primordial para fixar o aprendizado e dar ao aluno a oportunidade de aprender de forma diferente da tradicional e ainda evoluir na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, entre muitos outros aspectos.

“O lúdico é muito importante na educação, não só na infantil, mas para as crianças do ensino fundamental até aos adultos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O lúdico é uma ferramenta primordial que nós, educadores, temos à nossa disposição”.

A diretora da escola, Célia Verônica Marcarini, também enfatiza o lúdico para que o professor consiga adentrar no mundo das crianças. “A criança é lúdica, ela brinca. E o teatro nos abre esta possibilidade. Através do lúdico a gente encontra a cultura infantil”, disse.

Com o teatro, assim como o cinema e outras brincadeiras educativas, diretores e pedagogos da rede ganham um suporte para trabalhar esses valores com as crianças, por intermédio de atividades lúdicas em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário