terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Piscicultura: criação de tilápia é alternativa de renda em Ecoporanga



05/02/2013 - 10h58min

Incaper
Grupo de Ecoporanga aprende técnicas de cultivo de tilápias
Produtores rurais de Ecoporanga conheceram na prática o processo de produção de peixes em tanques-rede e viveiros escavados. O Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura levou um grupo de agricultores a dois municípios da região, a fim de apresentar as diferentes técnicas de cultivo de tilápias.

Ao todo, 15 pessoas participaram da excursão, incluindo produtores, técnicos e estudantes de curso técnico em agropecuária. “A ideia surgiu a partir da demanda dos próprios produtores rurais. Alguns procuraram o Incaper para receber orientação para instalação de tanques rede. Promovemos dois dias de curso em Ecoporanga e fomos a campo, para mostrar na prática como deveriam ser instalados os tanques e dar outras orientações técnicas”, explicou Wesley Ribeiro Ferrari, engenheiro agrônomo do Incaper em Ecoporanga.

A pecuária e a cafeicultura são as principais atividades agrícolas desenvolvidas em Ecoporanga. “Muitos produtores possuem barragens nas propriedades, para irrigar o café e as pastagens. Para complementar a renda e diversificar a cultura estamos incentivando a criação de tilápias”, disse o agente de desenvolvimento rural do Incaper.

Em São Mateus, o grupo visitou a Associação de Pescadores de São Mateus (Apesam), na comunidade de Pedra D'Água. Lá, observaram a produção de tilápias em tanques-rede, e tiraram dúvidas sobre a instalação dos tanques e o manejo da produção, desde a chegada dos alevinos até a despesca, passando pela nutrição, manejo sanitário, entre outros temas.

Em seguida, o grupo foi a Conceição da Barra visitar um sistema de criação intensiva em viveiros escavados. Eles puderam observar, na prática, como é feito todo o manejo da produção e obtiveram orientações técnicas para o consórcio da criação de tilápias com camarão da malásia. “O consórcio tilápia-camarão da malásia é uma ótima alternativa para o produtor, pois nesse sistema o camarão se alimenta das fezes e dos restos da ração fornecida às tilápias, permitindo, com isso, o aumento da lucratividade”, destacou o agente de desenvolvimento rural do Incaper, Wesley Ribeiro Ferrari.

O próximo passo dos produtores é adequar ou instalar as estruturas já existentes e adquirir os alevinos para dar início à produção. A comercialização das tilápias será feita em feiras livres de Ecoporanga e municípios vizinhos, e por meio dos programas governamentais de comercialização, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE).


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário