sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Plantão positivo nos prontos-atendimentos durante o carnaval em Vila Velha


Texto: Emerson Cabral / Foto: Zanete Dadalto

Serviços que funcional no Carnaval em Vila Velha - Imagem: Zanete Dadalto
O plantão da saúde em Vila Velha foi considerado positivo pelos diretores dos Prontos-atendimentos da Glória e de Cobilândia. Resultado do reforço de médicos escalados para atender a população do município durante os dias de folia.
O diretor técnico do PA da Glória, Dr. Eliud Garcia Duarte Jr., comemorou o fato de a mortalidade ter sido zero durante o plantão, desde a sexta-feira (08) até a noite de quarta-feira de cinzas (13). “Fizemos 1.930 atendimentos clínicos e pediátricos durante o carnaval no PA da Glória. Destes, 1.288 foram clínicos e 642 pediátricos, além de 150 pequenas cirurgias”, destacou o diretor.
Nesta quinta-feira (14) um grande número de pacientes procurou atendimento no PA da Glória em busca de atestado médico retroativo. “Esses pedidos não são atendidos por que se trata de uma ilegalidade que acontece sempre nos períodos pós-carnaval”, informou o Dr. Eliud.  Além disso, houve uma grande demanda de pacientes com suspeita de dengue, uma vez que o município enfrenta uma epidemia da doença. A quinta-feira no PA da Glória teve seis médicos clínicos, cinco pediatras e um cirurgião atendendo no período da manhã. À tarde, o PA trabalhou com cinco clínicos, quatro pediatras e um cirurgião.
No PA de Cobilândia foram realizados 1.141 atendimentos clínicos, também no período da sexta-feira até a quarta-feira de cinzas. Assim como na Glória, nenhum óbito foi registrado durante o carnaval no PA de Cobilândia, segundo a diretora Valéria Amorim.
A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha reforçou todas as equipes médicas que trabalharam em regime de plantão durante o carnaval. Foram montadas dez equipes de 12 horas cada, nos Prontos Atendimentos da Glória e de Cobilândia, além do Hospital da Mulher, também em Cobilândia. As Unidades básicas de saúde do município ficaram fechadas durante o carnaval e voltaram a atender normalmente nesta quinta-feira (15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário