sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Vila Velha discute e planeja futuro da cidade



Texto: Mirela Marcarini / Foto: Camila Vargas

Prefeito e Secretários Planejamento Estratégico - Imagem: Camila Vargas
Tendo em vista a escassez de recursos financeiros decorrentes, dentre outros fatores, do déficit ocasionado pelo fim do Fundap, que significará perda de cerca de R$ 30 a 35 milhões anuais dos cofres da prefeitura a partir de março, a gestão municipal de Vila Velha vai elaborar o Planejamento Estratégico 2013-2016. Esse projeto se apresenta como uma ferramenta essencial e urgente que possibilitará uma gestão planejada, seletiva, responsável e focada.
Durante a manhã desta sexta (22), o prefeito Rodney Miranda reuniu o secretariado e a empresa que realizará a coordenação dos trabalhos para passar os objetivos gerais do Planejamento e como será feita a condução dos trabalhos até a elaboração do projeto final.
Para o prefeito Rodney Miranda, “a realização do Seminário de elaboração do Planejamento Estratégico 2013-2016 da Prefeitura de Vila Velha é um marco desta nova gestão municipal, que terá como base governamental a responsabilidade no uso dos recursos públicos”. O documento final, que será apresentado no início de abril, visa a traçar metas e diretrizes para organizar a nova gestão de acordo com o interesse coletivo.
“Nós precisamos pensar a cidade e, pensando de forma planejada, podemos fazer melhor. Não vamos trabalhar no improviso. Por isso, acredito que a elaboração do Planejamento Estratégico seja uma primeira demonstração da importância da organização na gestão pública municipal”, afirmou o prefeito.
Ao término da palestra inicial do coordenador dos trabalhos sobre a condução do seminário que será realizado no próximo mês, o secretário Municipal de Gestão Estratégica, Régis Mattos, a equipe foi dividida em quatro comitês. Os grupos elaboraram um relatório com os principais desafios de cada área.
Os Comitês
  1. Desenvolvimento Urbano e Econômico
(composta pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Cultura e Desenvolvimento Econômico);
  1. Serviços para a Cidade (Serviços Urbanos, Obras, Trânsito e Transporte e Prevenção e Combate à Violência);
  2. Desenvolvimento Social (Educação, Esportes, Administração e Saúde)
  3. Melhorias da Gestão (Gestão Estratégica, Planejamento, Administração e Finanças)
Programação
No próximo dia 27, às 8h30, no Centro de Capacitação e Complementação (Titanic), será assinado um Termo de Parceria entre a Prefeitura Municipal de Vila Velha e a Associação dos Empresários de Vila Velha (ASEVILA) para a elaboração do Planejamento. Após a assinatura, o público participará da palestra “Perspectivas Econômicas do Espírito Santo”, com o economista José Teófilo Oliveira.
Nos dias 15 e 16 de março, será realizado Seminário no qual grupos de estudo formados por membros da administração municipal (secretários, subsecretários e assessores) farão um mapeamento das necessidades da população, como, por exemplo, a melhoria nos serviços de saúde e os investimentos para a redução da violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário