quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Prêmio de Qualidade dos Cafés Arábica das Montanhas do Espírito Santo já tem finalistas



14/02/2013 - 16h07min

Assessoria de Comunicação Incaper
500 amostras foram inscritas no 12º Prêmio de Qualidade dos Cafés Arábica das Montanhas
Já foram selecionados os 32 finalistas do 12º Prêmio de Qualidade dos Cafés Arábica das Montanhas do Espírito Santo. O prêmio tem por objetivo identificar e premiar os melhores produtores de cafés da variedade arábica produzidos de forma sustentável nas montanhas capixabas e os incentivar na busca constante da melhoria da qualidade.

Foram inscritas aproximadamente 500 amostras, provenientes de 300 propriedades de 15 municípios da região. As provas dos cafés para a seleção dos finalistas foram realizadas na Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo (Pronova), em Venda Nova do Imigrante, em parceria com as empresas mineiras Bourbon Speciality Coffees (membro da Associação Americana de Cafés Especiais) e Atlântica Exportação e Importação.

A próxima etapa será a avaliação das condições socioambientais das propriedades onde o café é produzido, onde serão observados: a rastreabilidade do café, o uso de fertilizantes e defensivos, a gestão do solo, a colheita e pós-colheita, meio ambiente e conservação, a gestão de resíduos e a saúde e a segurança do trabalhador.

As auditorias serão realizadas por uma equipe composta por técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Pronova. A nota final dos cafés ganhadores será composta por 80% em relação à avaliação sensorial, ou seja, à qualidade do café, e 20% da avaliação socioambiental da propriedade.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, a qualidade do café é um caminho sem volta no Espírito Santo. “Além de remunerar melhor os nossos produtores, a qualidade será determinante para a sua permanência no mercado. O consumo de cafés especiais cresce a faixas de 4% a 5%, bem superiores aos grãos não diferenciados. A qualidade foi uma conquista fantástica para as montanhas capixabas”, disse.

“O prêmio reconhece os melhores produtores de café da variedade arábica, cultivada de forma sustentável nas montanhas capixabas, além de incentivá-los na busca constante da melhoria da qualidade, como meio mais eficaz de conquistar novos mercados e atender à crescente demanda por produtos diferenciados”, explicou Evair Vieira de Melo, diretor-presidente do Incaper.

De acordo com o diretor administrativo financeiro da Pronova, Pedro Carnielli, o nível de qualidade dos grãos vem subindo a cada concurso. “Esse concurso é uma das principais ferramentas de melhoria da qualidade do café, pois ele estimula o agricultor a trabalhar para a evolução de seu produto. Aqui nas montanhas capixabas temos cafés com muito potencial e que são reconhecidos por isso”, afirmou.

O prêmio é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Incaper, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES), a OCB/SESCOOP-ES, a Pronova, dentre outros parceiros.

A cerimônia de premiação, que dará R$ 20 mil ao grande campeão, será dia nove de março (sábado), no Clube Recreativo de Venda Nova do Imigrante.

Confira a lista dos 32 finalistas:

Finalistas do Prêmio de Qualidade dos Cafés Arábica das Montanhas do Espírito Santo

Adriano Orlando Wruck - Domingos Martins
Alcebia Despossimoser - Itarana
Alcideo Busato - Marechal Floriano
Antonio Mario Krohling - Marechal Floriano
Arnaldo Krause - Itarana
Cesar Abel Krohling - Marechal Floriano
David Simer de Vargas - Afonso Cláudio
Domingos Savio Lopes - Castelo
Edilécio Dalbo - Conceição do Castelo
Elio Uliana - Brejetuba
Elis Angela Fileti Brioschi - Venda Nova do Imigrante
Euzébio Bissoli - Venda Nova do Imigrante
Gabriel Francisco Krohling - Marechal Floriano
Gelson Bissoli - Afonso Cláudio
Genildo Benicá - Castelo
Geraldo Grinewald - Itarana
Ivan Caliman - Venda Nova do Imigrante
João Fortunato Destefani - Venda Nova do Imigrante
Josane Souza Lima Bissoli - Afonso Cláudio
José AntonioDebonaRomao - Castelo
José Leandro Romao - Castelo
Joselino Meneguete - Brejetuba
Manoel Protazio de Abreu - Dores do Rio Preto
Marcos Antonio Nali - Castelo
Maria Delpupo Bissoli - Afonso Cláudio
Onofre Alves de Lacerda - Dores do Rio Preto
Paulo Francisco Uhl - Marechal Floriano
Pedro Carnielli - Venda Nova do Imigrante
Pedro Ruchdeschel - Afonso Cláudio
Valdeir Dalcin Tomazini - Castelo
Valdeir Jose Pena Cezati - Castelo
Zenomar José Onofre Zambom - Afonso Cláudio


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário