sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Produtores trocam embalagens vazias de agrotóxico por mudas de espécies nativas em Marechal Floriano



15/02/2013 - 14h19min


Em uma das mãos, o produtor rural Orlandino Lourenço Effgen segura um saco grande, com várias embalagens vazias de agrotóxico. A sensação é de dever cumprido. “É bom porque acaba com a poluição. A gente ajuda a proteger o meio ambiente”. Na outra mão, ele exibe orgulhoso a muda de uma espécie nativa da Mata Atlântica que acabou de receber. “Tem uma área lá no sítio que eu rocei por baixo, o palmito vai sair bem ali. As outras eu planto pra reflorestar outro pedacinho de terra”, disse o produtor de Bom Jesus, em Marechal Floriano.

No Sítio Santa Paula, de propriedade da família de dona Maria Poli, também serão plantadas mudas de espécies nativas. “A gente trouxe três sacos grandes com embalagens de agrotóxico, e vamos levar mudas de ipê e palmito juçara. É uma oportunidade que a gente tem de preservar a natureza”, diz com alegria.

Dona Maria, seu Orlandino e muitos outros produtores rurais de Marechal Floriano participam de mais uma ação do Programa Campo Limpo, uma iniciativa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento Aquicultura e Pesca (Seag), junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e à Prefeitura Municipal de Marechal Floriano. “Os agricultores levam embalagens vazias de agrotóxicos e trocam por mudas de espécies nativas, como ipê, jacarandá e paineira. Só de palmito juçara são 5 mil mudas, nesta ação que também faz parte do Programa Reflorestar”, explicou o coordenador do programa de silvicultura e meio ambiente, César Pereira Teixeira, engenheiro agrônomo do Incaper.

“Esta integração entre o Incaper e a Secretaria de Agricultura é muito importante. É um orgulho para nós sermos um município tão pequeno com uma agricultura tão bem representada”, disse o secretário de agricultura de Marechal Floriano, Ubaldino Saraiva. Evair Vieira de Melo complementou. “Ações como esta são fundamentais. Isso é extensão rural na sua essência. É nosso papel trazer soluções para os agricultores de base familiar do nosso Estado”, disse o diretor-presidente do Incaper.

Em Marechal Floriano, a troca de embalagens de agrotóxico por mudas de espécies nativas é realizada no Centro de Agronegócios. A ação, que já foi realizada em Brejetuba, deve se estender a outros municípios, como Itarana, Sooretama e Domingos Martins. O produtor interessado deve procurar o escritório do Incaper do município onde mora para obter mais informações.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário