terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Servidores criam projeto para ter vida saudável em Vila Velha



Texto: Emerson Cabral / Foto: Camila Vargas

Programa Saúde na Balança - Imagem: Camila Vargas
É de se esperar que um profissional de Saúde, que lida diretamente com o bem-estar do outro, adote hábitos saudáveis de vida. Mas, nem sempre é assim. A correria dos dias acaba por contribuir para que esse profissional deixe de cuidar de si como ele mesmo recomenda a seus pacientes. Pensando nisso, um grupo de servidores da Secretaria Municipal de Saúde resolveu mudar de atitude para alcançar bem-estar e qualidade de vida.

“A ideia surgiu da necessidade de adotarmos uma atitude saudável. Cuidamos muito do outro e nos esquecemos de que também precisamos de saúde. Foi com esse pensamento que criamos um grupo, no qual as pessoas se inscrevem na meta que elas querem.  Tem gente que quer perder peso, tem gente que quer ganhar peso. Tem quem queira começar uma atividade física. O importante é ter uma atitude saudável”, explica a enfermeira da atenção primária Fernanda Jureves, uma das criadoras do programa.

Qualquer funcionário da secretaria de saúde pode aderir ao grupo, que hoje conta com cerca de 30 pessoas. Basta procurar a enfermeira Fernanda Jureves no telefone 3388-4175. Eles se reúnem na sala 311 da Secretaria de Saúde, todas as sextas-feiras, a partir das 8 horas.  As reuniões começaram no dia 18 de janeiro.
Aproveitando que na secretaria existem profissionais multidisciplinares, o grupo formou uma equipe, que conta com a ajuda de educador físico, nutricionista, psicólogo e endocrinologista, que se reveza em palestras para falar e ouvir os participantes.

“Na primeira semana do grupo, convidamos uma nutricionista sobre plano alimentar. Na outra semana foi outra nutricionista, depois um endócrino, e depois um grupo de discussão com psicólogo. No próprio local de trabalho há um ambiente favorável para mudar a atitude em relação à vida”, diz Fernanda. “Tivemos uma avaliação antes do carnaval e sabemos que o grupo é composto por pessoas com diabetes. Hipertensas também aderiram. Há aqueles que já perderam dois quilos, três quilos. Outros que não faziam nenhuma dieta passaram a fazer e gente que não fazia caminhada e agora faz”, orgulha-se a enfermeira.

Virgínia Ramos é uma das mais confiantes nos resultados do grupo, feliz por ter perdido três quilos.  “Eu senti vontade de participar porque o programa é em grupo. Em grupo estou conseguindo emagrecer, coisa que eu não consegui fazendo sozinha, quando fiz dieta e até tomei remédio.  Antes do programa eu estava com 116 quilos e perdi 3 quilos em apenas 20 dias. Eu quero emagrecer, não importa quantos quilos. Não estabeleci uma meta. Assim é mais fácil do que botar uma meta e ficar depois chateado por não ter chegado àquele objetivo. Eu sou hipertensa, e perder peso vai me ajudar também a controlar a doença. No momento não estou me exercitando, mas vou fazer bicicleta”, conclui a auxiliar administrativo Virgínia.

Na contramão de Virgínia está a colega de trabalho, também auxiliar administrativo, Angilenne Grazziotti. Ela tem 1 metro e 55 cm e pesa atualmente 55 quilos. “Já pesei 60 quilos, mas por um problema de saúde acabei emagrecendo e agora quero retomar meu peso ideal. Acho que eu preciso de uns três quilos a mais por que desde que entrei no programa já ganhei alguma coisa. Eu quero massa magra, por isso procuro ter uma alimentação balanceada. Fiz exames para ver minhas taxas e elas estão todas bem. Não bebo álcool, não tomo refrigerante, não como fritura e raramente troco comida por lanche. Agora vou começar uma atividade física. Ainda não me decidi. Gosto de caminhada, hidroginástica, mas ainda estou procurando o que fazer”, disse Angilenne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário