segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Técnicos do Incaper visitam projeto Horta na Escola em Vila Velha



Texto: Daniella Sanz Ramos / Foto: Semcom

Alunos colhem os frutos do projeto Horta na escola  - Imagem: Lohanna Mendes
Nesta terça-feira (26), três unidades de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Vila Velha vão receber a visita de um engenheiro agrônomo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para a avaliação dos espaços em que serão implantadas a horta escolar, dentro do projeto Horta na Escola.
Passam pela avaliação do especialista as Unidades Municipais de Ensino Fundamental (Umef) Prof. Darcy Ribeiro (Morada da Barra), Deolindo Perim (Ulisses Guimarães) e Prof. Paulo César Vinha (Terra Vermelha). O profissional do Incaper vai indicar que tipo de cultura melhor se desenvolverá nas condições ambientais dos espaços reservados para a horta. A Umef Prof. Darcy Ribeiro, inclusive, já desenvolve um projeto de cultura de plantas medicinais em um espaço na escola.
Projeto
O projeto Horta na Escola busca intervir na cultura alimentar e nutricional dos alunos, com a participação deles no cultivo da merenda escolar, visando ao melhor aproveitamento dos alimentos, ressaltando a importância do consumo de alimentos sem contaminação e a utilização de recursos próprios na merenda escolar – como já vem sendo desenvolvido em escolas da rede – por meio de uma atividade pedagógica na escola.
A partir de uma parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) e Incaper, o Horta na Escola passa a contar com o acompanhamento e visitas técnicas que possibilitam gerar resultados cada vez mais positivos nas plantações das escolas.
Embora o caráter seja pedagógico, algumas unidades  utilizam os frutos gerados pela horta na merenda escolar. Na salada e até na moqueca são utilizados o alface, a couve e os temperos colhidos na própria escola.
Metodologia
As unidades de ensino interessadas no projeto recebem visitas técnicas para a realização de orçamento de ferramentas, sementes e adubo necessários para a horta. É de responsabilidade de cada escola distribuir as tarefas para o cultivo (regar, plantar, entre outros) entre as turmas.
O setor de Programas e Projetos Especiais da Semed também fará o acompanhamento nas escolas, orientando como a horta pode ser trabalhada junto aos alunos. Atualmente 17 escolas participam do projeto Horta na Escola.
Escolas que serão visitadas nesta terça-feira:
Deolindo Perim
Rua Januário, s/nº. - Ulisses Guimarães - Vila Velha - CEP 29131-250
Telefone: 3244-6596 / 3244-8450
E-mail: deolindo.perim@hotmail.com
Prof. Darcy Ribeiro
Rua Carlos Chagas, s/n.º - Morada da Barra - Vila Velha - CEP 29126-570
Telefone: 3244-4594 / 3244-8584  
E-mail: umefdarcyribeiropvv@hotmail.com
Prof. Paulo César Vinha
Rua Antônio Elias do Espírito Santo, s/n.º - Terra Vermelha - CEP 29127-995
Telefone: 3244-4526 / 3244-5929  
E-mail: umefpaulocesarvinha@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário