terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Telefonia móvel a caminho das comunidades rurais do ES


O Governo do Espírito Santo iniciou os procedimentos necessários para a implantação de redes de telefonia móvel e transmissão de dados em comunidades rurais capixabas. Nesta segunda-feira (04), a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) publicou no Diário Oficial o Edital de Chamamento Público para as operadoras interessadas em participar da licitação dos serviços.

Inicialmente o projeto piloto para a implantação de Serviço Móvel Pessoal (SMP), com tecnologia mínima GSM-EDGE e 3G, irá abranger 10 comunidades rurais atualmente não atendidas por estes serviços. Os investimentos do Estado poderão chegar a R$ 3 milhões.
“A reivindicação das comunidades do interior é antiga. A telefonia móvel é um instrumento importante para o desenvolvimento do Estado, bem como para a redução das desigualdades, uma das nossas premissas de atuação. Nosso projeto piloto será um exemplo para o Brasil. Conectadas via telefone e internet, as comunidades terão maiores oportunidades para ampliação dos serviços e o surgimento de novos negócios”, ressalta o governador Renato Casagrande.
A sessão pública para a definição das operadoras que irão realizar os serviços será no dia 4 de abril de 2013 e o projeto piloto será implantado em comunidades rurais dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Mimoso do Sul, Montanha, Pancas, Rio Bananal, Santa Leopoldina e Santa Maria do Jetibá.
“Esse serviço que iremos implantar é o mesmo que atualmente é ofertado nos prinicipais núcleos urbanos do país. Após o início da operação, as comunidades do interior, tecnologicamente, só estarão atrás das cidades sede da Copa do Mundo, que terão oferta de servigo 4G. Além da novidade dos serviços, o Espírito Santo sai na frente do Brasil na relação com as operadoras. O modelo que organizamos para garantir a realização dos investimentos não necessitará de recursos imediatos do tesouro e serão pagos a partir de descontos nos impostos devidos pelas operadoras”, destaca o secretário de Estdo da Agricultura, Enio Bergoli.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografoa e Estatística (IBGE) aproximadamente 36 mil pessoas residentes em 10 comunidades rurais desses municípios serão beneficiadas com a telefonia móvel e transmissão de dados de alta qualidade.
Por se tratar de um projeto piloto, a seleção das comunidades rurais buscou implantar os serviços nas quatro grandes regiões do Estado: Extremo Norte, Norte/Noroeste, Central Serrana e Sul/Caparaó.
Com os serviços em operação, a população rural terá uma comunicação mais ágil e eficiente, com acesso facilitado aos serviços de saúde, educação, segurança, ciência e tecnologia e às informações referentes ao mercado agrícola, maior potencial para geração de renda do agronegócio capixaba, com a possibilidade de atingir novos mercados e a possibilidade de desenvolvimento de novos negócios, principalmente relacionados ao agroturismo e às agroindústrias.
Confirmada a eficiência do modelo adotado no projeto piloto, a meta da Seag é implantar telefonia móvel e transmissão de dados nos principais distritos do Espírito Santo, ampliando a oferta dos serviços à população rural capixaba, que atualmente, segundo o IBGE, é de 583.480 habitantes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leo Júnior
Tel.: (27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário