quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Vila Pavão discute a qualidade do café



20/02/2013 - 14h11min


Aquivo / DCM
A colheita e a pós colheita do conilon foram assuntos abordados no treinamento.
Cafeicultores de Vila Pavão se reuniram para participar de um treinamento sobre qualidade do café. O evento é realizado pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico do café (Cetcaf) em parceria com diversas instituições, e conta com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Palestras enfatizaram todo o processo de colheita e pós-colheita. Entre os temas debatidos, as tendências do mercado, as formas de evitar defeitos na produção de café, alternativas de secagem e beneficiamento, as linhas de crédito para o produtor, e o preparo correto do café torrado e moído. Além da teoria, os participantes tiveram orientações práticas. Visitaram a propriedade do produtor Adenilson Ferreira, onde aprenderam sobre colheira, pós-colheita e secagem no secador. A propriedade é uma unidade demonstrativa do Conilon Vitória, variedade desenvolvida pelo Incaper, em Vila Pavão.

“O treinamento foi bastante proveitoso. Os produtores participaram bastante, tiraram várias dúvidas. O Incaper mobilizou 31 produtores rurais, e contou com a parceria da Prefeitura de Vila Pavão por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. Aplicamos a teoria e depois fomos a campo numa unidade demonstrativa. Todas as práticas são feitas lá, e nós aproveitamos para mostrar as variedades desenvolvidas pelo Incaper aos produtores”, disse Rogério Durães de Oliveira, administrador rural do Incaper.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário