sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Você conhece o seu café?




Por Arthur Fiorott – especialista em degustação de café e diretor de marketing da Conilon Brasil.


Você conhece o seu café?
Notas enzimáticas (flores), caramelização de açúcar (chocolate, baunilha, caramelo) são fragrâncias  que o mercado de café reconhecem como positivos em um café de qualidade. Esses atributos presentes  no café são percebidos pelo ser humano de acordo com sua experiência olfativa, com isso, profissionais envolvidos na análise do café tem a capacidade de correlacionar esses aromas em um café de qualidade.

Com a exigência cada vez maior dos consumidores por produtos de alta qualidade, o processo produtivo do café passou a ter uma importância muito grande para a obtenção desse produto demandado por uma clientela cada vez mais informada e disposta a pagar um preço maior pela “qualidade”.
Conhecer o produto que é feito na fazenda e saber o valor que esse produto possui é papel do produtor de café nesse mercado de qualidade. Percebam que usei a palavra valor e não preço, pois são dois conceitos diferentes em negócios.
É notório, que o produtor de Conilon sabe produzir e cada vez mais aumenta a produtividade de suas lavouras, mas você saberia dizer que tipo de café e quais atributos seu café possui?
Sem conhecer o real valor do café, o produtor sempre ficará refém dos preços praticados no mercado, não sendo possível barganhar ou exigir um determinado valor pelo seu produto. No Brasil se usa a classificação oficial Brasileira ( COB) que classifica o café por tipo ( sendo tipo 2 o café com  menos defeitos e tipo 8 o de maior defeito ).
Recentemente, surgiu o Protocolo de degustação de Robustas Finos, uma metodologia criado pelo CQI – Coffee Quality Institute-  que analisa dez quesitos no café com o objetivo de analisar a bebida do café, não somente os defeitos encontrados.
O conhecimento do café , alinhado as boas práticas agrícolas posicionarão o café conilon em um mercado de cafés de alta qualidade em um  curto espaço de tempo. A qualidade demandada pelo mercado pode ser conquistada em diversos elos do processo, há de ser saber onde o investimento gera retorno e onde o valor esta sendo gerado.

Campo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário