quinta-feira, 7 de março de 2013

Alunos do Ifes e diretor do Incaper trocam experiências sobre cafeicultura - 6/3/2013




A primeira aula da turma de Tecnólogo em Cafeicultura do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi realizada nesta terça-feira (05) e para falar sobre o agronegócio do café no Espírito Santo e trocar experiências com os alunos, na abertura do ano letivo, foi convidado o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo.

A aula inaugural foi realizada no Ifes, no campus de Alegre, e contou com a presença de técnicos do Incaper, alunos e professores. O tema discutido foi a “Motivação em cafeicultura” e o diretor abordou a situação, planejamento, tecnologia, perspectiva e desafios do agronegócio do café.

“O Incaper tem tradição, respeitabilidade e histórico de crescimento no setor cafeeiro e o Ifes trabalha com a política educacional com parceiros que apresentam profissionais gabaritados, o que proporciona uma política de desenvolvimento. Nessa aula pude falar sobre nossas experiências e incentivar os jovens a focar na inovação”, ressaltou Evair Vieira de Melo.

“O café é o grande negócio agrícola do Espírito Santo, mas a formação das pessoas que atuam na área deixava a desejar. Este curso veio suprir uma carência de mercado”, disse o professor do Ifes, João Batista Esteves Peluzio.

O aluno do Ifes Danilo Ferreira Mendes, que veio de Martins Soares, em Minas Gerais, foi um dos participantes da aula. “Sou filho de produtor e gosto dessa área da cafeicultura, vim estudar aqui no Espírito Santo por causa da tradição da escola. Com essa aula aprendi que temos um amplo mercado pela frente basta sabermos inovar com sustentabilidade no mercado”, afirmou.

Além dos alunos do curso Tecnólogo em Cafeicultura, participaram também os discentes do curso Técnico em Agropecuária.

Caparaó Jr.

Após a aula inaugural o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, visitou a sala da Empresa Júnior de Cafeicultura do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre, conhecida por Caparaó Júnior. A empresa visa proporcionar a seus membros as condições necessárias à aplicação prática de conhecimentos teóricos adquiridos na área de formação acadêmica e noções com a estrutura gerencial de uma empresa do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário