quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ação Global: expectativa de 29 mil atendimentos em Cachoeiro




Corte de cabelo é apenas um dos 60 serviços que serão oferecidos pela ação Os moradores de Cachoeiro terão acesso a diversos serviços gratuitos neste sábado (18). Das 8h às 16h, será realizada no Parque de Exposições do município uma edição da Ação Global, considerada o maior mutirão de cidadania do Brasil. A iniciativa é do Sesi e da Rede Gazeta, e conta com o apoio da Prefeitura.
A expectativa dos organizadores é de que 12 mil pessoas passem pelo local, gerando 29 mil atendimentos em áreas como saúde, lazer, cidadania, esporte e educação. A temática do evento é a  mulher, mas a programação contempla toda a família.
Serão oferecidos cerca de 60 serviços, graças à participação de 700 voluntários, entre trabalhadores da indústria, servidores da prefeitura, empregados do Sistema Findes e funcionários de entidades parceiras.
Na área da cidadania, serão oferecidos serviços como: emissão de CPF, Carteira de Identidade e de Trabalho; requisição de segunda via de Certidão de Nascimento e de Casamento; Alistamento Militar. Os participantes também receberão informações sobre reconhecimento de paternidade voluntária (DNA); redação e cadastro de currículos; cadastramento de estágio; além de orientações sobre microempresário individual, esclarecimento de dúvidas pelo Procon, violação de direitos e cadastramento no Bolsa Família.
Na área da saúde, serão oferecidos exames de acuidade visual; aferição de glicemia capilar e de pressão; avaliação de postura e de Índice de Massa Corporal (IMC); tratamento de cefaleia; prevenção e diagnóstico de lesões da boca, câncer de colo de útero, mama, pele e de doenças crônicas degenerativas (hipertensão, diabetes e câncer de pele); além de orientações e sensibilização para a doação de órgãos, câncer de próstata, vacinação de idosos, tabagismo, primeiros socorros e odontologia preventiva.
A comunidade também poderá aproveitar o evento para cuidar do visual, com os serviços de corte de cabelo, manicure, maquiagem, sobrancelha e limpeza de pele. Para o lazer, haverá programação para toda a família, como teatro, oficina de desenho e de pintura, workshop de percussão, brincadeiras, gincanas, jogos recreativos, cama elástica, atividades educativas e apresentações culturais.
“Nossa cidade recebe de braços abertos essa grande ação, que é baseada no trabalho voluntário. Reconhecemos a importância e eficácia de iniciativas desse gênero para garantir variados serviços à população. Por isso desenvolvemos o programa Cachoeiro Família Cidadã, que em 37 edições já realizou 52 mil atendimentos", afirmou o prefeito Carlos Casteglione.
Mais linhas de ônibus
Para facilitar o acesso ao Parque de Exposições, no bairro Aeroporto, a prefeitura solicitou à empresa de transporte urbano municipal mais horários de ônibus para o local do evento. Durante todo o dia, além das linhas já existentes, serão incluídas linhas especiais.

Eventos pré-Ação Global
Durante esta semana, foram realizados diversos eventos para mobilizar os cachoeirense para a Ação Global. E na manhã desta sexta-feira (17), mais dois serão promovidos, no centro da cidade. Às 9h, terá início na praça do Corredor Cultural Roberto Carlos a “Caminhada pela Vida”, organizada pela prefeitura. Também pela manhã, haverá distribuição de panfletos sobre a Ação, para motoristas, nos sinais de trânsito.
Divulgação_PMCI_AçãoGlobal.jpgDivulgação_PMCI_AçãoGlobal.jpg
1601K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário