sexta-feira, 17 de maio de 2013

Adolescentes são orientados na Casa do Cidadão a atuar no mercado de trabalho



Diego Alves
Mulher falando para crianças
Adolescentes se reuniram para receber instruções sobre como ingressar no mercado de trabalho
Adolescentes que têm entre 14 e 16 anos estiveram reunidos com técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda na manhã desta sexta-feira (17), na sala dos conselhos do auditório da Casa do Cidadão, para que fossem orientados sobre como atuar legalmente no mercado de trabalho.
Os menores tiveram informações úteis e atuais sobre legislação, direitos e deveres, higiene pessoal, vestuário, postura e comportamento durante as entrevistas de emprego.
Agência Municipal do Trabalhador cadastra adolescentes de 14 a 16 anos interessados em ingressar no mercado de trabalho que estejam cursando o ensino regular, residentes em Vitória e com renda familiar de até dois salários mínimos. A inscrição é realizada todos os dias, nos telecentros, das 8 às 20 horas.
Segundo a coordenadora de Apoio ao Jovem Trabalhador, Greuza Nunes Pereira, o Programa de Adolescente Aprendiz propicia a inserção de jovens no exercício de aprendizagem. Ela explicou que os jovens, normalmente, chegam sem informação e com muitas dúvidas sobre como se comportar na busca de trabalho.
Marcos Salles
Telecentro do Bairro da Piedade
Jovens devem procurar as agências de Telecentro para se inscrever no Programa Adolescente Aprendiz

Incentivo

Greuza disse que a demanda tem crescido e cada vez mais jovens de áreas diversas da capital têm procurado a Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda. "Hoje (sexta-feira) tivemos 22 jovens em busca de uma oportunidade de maneira legal. As famílias sempre apoiam e incentivam os jovens a entrar no mercado em busca de oportunidade de trabalho e formação", disse a coordenadora.
No ato da inscrição, o adolescente deve apresentar Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, comprovantes de residência e de renda, declaração escolar e uma foto 3x4. Só são inscritos os adolescentes que apresentarem toda a documentação original exigida.
Depois disso, é feita a visita à casa do adolescente para verificação da situação sociofamiliar. Com base no perfil, a empresa solicita à coordenação do programa que envie adolescentes para participar de processo seletivo.
Para cada vaga são encaminhados três adolescentes cadastrados no banco de dados do programa. A escolha é de acordo com o nível de vulnerabilidade e a data da inscrição do adolescente. A seleção é de responsabilidade da empresa.
Mais informações sobre o Adolescente Aprendiz na Casa Brasil, na avenida Robert Kennedy, 37, Itararé. O telefone é o (27) 3132-5312, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário