sexta-feira, 17 de maio de 2013

Agentes de trânsito de Vitória usam sinalizadores para melhorar o tráfego



Yuri Barichivich
Guarda Civil Municipal de Trânsito orientando o trânsito com o novo sinalizador
Agente usa o sinalizar no cruzamento da avenida Desembargador Santos Neves com a Reta da Penha
Muito utilizado em aeroportos para visualização dos fiscais de pátios e seus comandos aos pilotos de aeronaves, o bastão sinalizador é uma ferramenta de grande alcance visual. Por esse motivo, agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória estão utilizando o equipamento para ajudar na fluidez do trânsito da cidade.
Por enquanto, o uso do bastão ainda é experimental e restrito ao cruzamento da avenida Nossa Senhora da Penha com a Desembargador Santos Neves, na Praia do Canto, no período compreendido entre as 18 e 19 horas. No local, esse tipo de trabalho é realizado há cerca de um mês e tem sido bem avaliado pelos motoristas.
A ferramenta de sinalização é movida a pilha e pode ser utilizada como lanterna ou no modo piscante, para fácil visualização. Neste modo, o sinalizador pode ser visto a até 300 metros de distância, permitindo ao motorista enxergar, mesmo de longe, os gestos do agente de trânsito para seguir com o veículo ou pará-lo.
Mas por que é tão importante ver o gesto do agente de trânsito? A chefe de equipe Teresa Maria da Silva Neitzel explica que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os sinais dos agentes têm prioridade absoluta sobre os outros tipos de sinalização, mesmo os semáforos. Desta forma, mediante o fluxo de veículos nos cruzamentos, os agentes podem liberar o trânsito em uma via mais engarrafada, ainda que o sinal esteja vermelho.
Yuri Barichivich
Guarda Civil Municipal de Trânsito orientando o trânsito com o novo sinalizador
Sinalizador pode ser visto pelos motoristas a até 300 metros de distância
"Nesse trabalho de condução de veículos, apenas os que estão na frente, a aproximadamente seis ou sete metros, conseguem enxergar o agente. Aqueles que estão mais ao fundo ficam receosos de avançar o semáforo e não entendem o que acontece à frente. Com o bastão sinalizador, todos conseguem ver o gesto que indica a continuidade do trânsito", explicou Teresa.
A importância dos sinalizadores pôde ser comprovada durante a tempestade de areia e o vendaval ocorridos em Vitória no último dia 6, quando diversos semáforos da orla da praia de Camburi ficaram apagados até as 21 horas. À noite, a única luz que podia ser vista pelos motoristas, e que indicava a passagem permitida ou a parada obrigatória, era a dos bastões.
Embora os resultados preliminares da experiência tenham sido satisfatórios, o equipamento não é considerado obrigatório para a função, cabendo a cada agente optar ou não pelo seu uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário