terça-feira, 28 de maio de 2013

Água suja é tratada e devolvida ao Rio Castelo por indústria



Consciente de seu papel e responsabilidade ambiental, a Uniaves, empresa localizada em Castelo, ao Sul do Espírito Santo, realiza investimentos para obter crescimento de forma sustentável. A empresa possui em sua sede uma Estação de Tratamento de Efluentes, onde toda água utilizada no frigorífico recebe constantemente tratamento adequado. O processo resulta em água tratada de qualidade que é devolvida à natureza, ao Rio Castelo, totalmente limpa.

O tratamento de efluente é composto pelas tecnologias de coagulação, floculação, flotação por microbolha. Ainda neste processo físico químico, todo lodo gerado é transferido para um tanque e encaminhado para o secador de lodo, no processo de desidratação, resultando também em água que retorna ao sistema de tratamento, óleo que é destinado à venda de biodiesel e em resíduo sólido, com baixo teor de umidade, utilizado como combustível juntamente com cavaco de madeira para queima na caldeira, existente na empresa.

A Estação de Tratamento de Efluentes existe desde o Inicio de operação do frigorífico em 2009. Ao longo dos anos houve o aprimoramento deste tratamento para melhorar ainda mais a qualidade da água devolvida ao Rio Castelo. Os resultados são notórios e renderam à empresa, em 2012, o Prêmio Ecologia, onde mais de 350 projetos de todo o Estado foram inscritos.

A Companhia de Alimentos, Uniaves, entende que não existe sucesso empresarial que não esteja atrelado as questões sócio ambientais, é possível se desenvolver respeitando o meio ambiente. Por isso, paralelo ao trabalho já citado, tem ainda outras iniciativas, são elas: recuperação da Mata Ciliar no Rio Castelo e Córrego Ribeirão; Criação do Corredor Ecológico que liga as áreas de Mata Ciliar ao fragmento de Mata Atlântica, correspondente a área de Reserva Legal da Uniaves; Criação de uma área de brejo que serve de refúgio para diversas aves e também trabalha a educação ambiental em escolas, projetos, cursos técnicos e faculdades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário