domingo, 19 de maio de 2013

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA

                           
                               O dinheiro que o Governo Federal repassa aos municípios e ao Estado para a alimentação escolar tem a obrigatoriedade de pelo menos 30% ser aplicado na compra de produtos da agricultura familiar. Este esquema funciona desde 2010 na rede municipal e em 2012 também passou a ser adotado na rede Estadual.
                             Aqui no Estado em torno de 860 mil alunos e alunas são beneficiadas diretamente nas escolas.  Um grande números de produtores rurais também estão sendo beneficiados. O interessante deste programa que as compras são de grupos de produtores organizados em cooperativas e associações, o que estimula o espírito de união. Os produtos certificados como orgânicos tem um acréscimo de 30% no valor pago a um não orgânico.
                             Este programa está dando os seus primeiros passos, vamos os resultados no meio rural são evidentes. Sempre se falou que a agricultura tem de ser diversificada, mas o grande gargalo era a comercialização. Com este programa cria-se uma nova alternativa de venda garantida. Muitos produtores estão ampliando a produção para atender as feiras municipais e até mesmo chegando até a Ceasa. Se lembramos que na rede municipal de ensino estamos entrando no quarto ano e na rede estadual no segundo ano, a perspectiva de futuro é muito boa.
                             Os alunos e alunas agora estão recebendo uma alimentação, não mais uma merenda escolar, como era conhecida a refeição fornecida nas escolas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário