terça-feira, 28 de maio de 2013

Alunos confeccionam tapetes de Corpus Christi na Serra


A sustentabilidade é o tema deste ano
Já virou tradição para os alunos da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Serrana, no bairro São Judas Tadeu, Serra, confeccionar tapetes para comemorar o dia de Corpus Christi - do latim: Corpo de Cristo.
A prática de criar tapetes existe há 10 anos na escola e já faz parte do Projeto Político Pedagógico. A escola define um tema e cada turma cria o tapete com um desenho relacionado. Em 2013, o tema escolhido foi sustentabilidade. O tapete terá 18 metros de comprimento e será confeccionado por alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. A novidade para 2013 é a participação de uma turma de 1º ano, com crianças de 7 anos.
Durante toda quarta-feira (29) os alunos se dedicarão à confecção dos tapetes. Eles foram orientados a optar por materiais sustentáveis como serragem, folhas de plantas, flores secas, tampas de garrafas, garrafas pet etc.
De acordo com a pedagoga Karlla Andrade, a escola respeita a diversidade religiosa dos alunos e, por isso, a participação na criação dos tapetes não é obrigatória. Ainda de acordo com Karlla a comunidade em geral é envolvida nos trabalhos que a escola realiza, “Sempre contamos com a ajuda de pais, funcionários, ex-alunos, ex-funcionários e comunidade em geral”, disse.
Os tapetes serão confeccionados na área externa da escola e poderão ser visitados e durante o período das 10h às 22h.
Corpus Christi celebra o mistério da eucaristia e o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa. Os fiéis enfeitam as ruas por onde vai passar a procissão com o Santíssimo Sacramento, com tapetes decorativos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário