quarta-feira, 22 de maio de 2013

Alunos do Circuito Cultural de Vitória fazem apresentações na caminhada contra a violência



Divulgação Semc
Alunos dançando
Alunos farão apresentações de danças urbanas e break para os participantes da caminhada
Cerca de 40 alunos das oficinas de Danças Urbanas, Break, Teatro de Bonecos e Balé do Circuito Culturalfarão intervenções artísticas neste domingo (26) na praia de Camburi. As apresentações serão realizadas durante a concentração para a Caminhada de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a partir das 8 horas, no píer de Iemanjá.
As crianças e jovens que frequentam as oficinas do Circuito Cultural residem na Grande São Pedro e vivem em situação de vulnerabilidade. Cada grupo de alunos apresentará performances que aprenderam nas suas respectivas oficinas.
Para o secretário municipal de Cultura, Alexandre Lima, "a violência também se combate com arte e essas crianças e jovens, através da arte e da sensibilidade, darão a sua valiosa contribuição nessa luta, que deve ser permanente e de todos".
Segundo a coordenadora do Circuito Cultural, Lena Côgo, mesmo não sendo vítimas, as crianças e os jovens que frequentam o Espaço Multiuso do Circuito Cultural convivem muito de perto com a violência, o abuso e a exploração sexual. Para ela, a participação dos alunos nessa caminhada tem grande significado.
"Além de poderem levar a sua arte e sua alegria para a reflexão de um tema tão triste, elas ganharão mais consciência para o respeito ao outro, para sua própria defesa, e também para o seu despertar como cidadão e agente de denúncia desses crimes", disse Lena.

Caminhada

A caminhada é uma ação do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e parceiros. Toda a sociedade é convidada a participar.
Em 2012, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) acompanharam 281 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes na capital. Desses, 192 vítimas eram meninas e 89, meninos. Neste ano, 44 novos casos foram atendidos pelos Creas: 31 meninas e 13 meninos.
Em 18 de maio de 1973, a menina capixaba Araceli Cabrera Crespo, de apenas oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por jovens da alta sociedade. O martírio de Araceli significou tanto que o dia 18 de maio, data em que ela desapareceu em Vitória, transformou-se no Dia Nacional de Combate ao Abuso, à Violência e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário