quarta-feira, 15 de maio de 2013

Alunos visitam Instituto Histórico e Geográfico de Alegre


Alunos do 1º ano de ensino médio da Escola Estadual Sirena Rezende Fonseca, situada na região do Caparaó capixaba, visitaram o Instituto Histórico e Geográfico de Alegre (IHGA-ES). A finalidade da atividade interdisciplinar foi colocar em prática os conceitos de História adquiridos em sala de aula.


Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de ver características do habitat natural em que os índios viviam, peças antigas usadas para caça, como machadinhas, flechas, lanças, além de vestimentas, costumes, dentre outras curiosidades.

O estudante Diogo Amaral, de 15 anos, disse que aprendeu muito sobre a vida dos indígenas. “Quero me envolver no projeto em busca de vestígios arqueológicos aqui em Celina”, disse ao aluno.

Já Marta Silva, 15 anos, disse que desconhecia informações sobre os índios e sobre a existência de sítios arqueológicos na região. ”A aula foi importante, divertida e prazerosa. O tema evolução humana ficou mais fácil para ser entendido e mais significativo quando conhecemos sobre os indígenas aqui da região”, finalizou.   

De acordo com o professor de História da escola, Geraldo Dutra, esta foi uma ótima oportunidade para contextualizar diferentes disciplinas e conteúdos atualmente estudados. “Podemos ver um pouco mais sobre a evolução humana, arte rupestre, cultura e evolução da Terra, oferecendo aos alunos um contato direto, interdisciplinar e mais significativo”, finalizou.

Instituto Histórico e Geográfico de Alegre

O Instituto Histórico e Geográfico de Alegre é uma associação civil de caráter cultural e científico, sem fins lucrativos.

Além do resgate e preservação de documentos, em nove anos de existência, o Instituto tornou-se um centro dinâmico de pesquisas, cursos, exposições, simpósios e atividades culturais, possuindo um acervo bibliográfico, hemerográfico, arquivístico, iconográfico e cartográfico à disposição do público durante todo o ano.

O Instituto foi criado em 09 de abril de 1999, sob a coordenação do desembargador alegrense Sebastião Teixeira Sobreira, contando, no ato de sua fundação, com as presenças de outros membros do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo como João Bonino Moreira, Lea Brígida Rocha Alvarenga Rosa, Renato José da Costa Pacheco, Assunta Baliana Zamprogno, entre outros.


Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/jgviana@sedu.es.gov.br Texto: Juliano Viana Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário