quinta-feira, 16 de maio de 2013

Aquicultura capixaba à mostra na GranExpoNorte



16/05/2013 - 11h55min

Incaper
Manjuba: quibe e conserva para degustação na GranExpoNorte
A aquicultura é a criação de peixes, crustáceos, moluscos e outros organismos aquáticos e o Espírito Santo possui enorme potencial para o desenvolvimento desta prática, já atuando em diversas frentes de trabalho. Não foi à toa que o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) assumiu as discussões sobre o tema durante a 1ª Exposição Agropecuária Norte Capixaba (GranExpoNorte).

Um estande montado no evento representa o setor de aquicultura e pesca do Espírito Santo. Governos, associações, sindicatos e empresas de venda de alevinos, de ração e equipamentos para a aquicultura, além de frigoríficos de pescado, irão apresentar suas experiências, produtos e serviços.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer espécies de peixes com potencial para piscicultura, como a tilápia, espécie de maior interesse comercial entre os aquicultores da Região Norte do Estado. As fases de desenvolvimento da tilápia serão apresentadas numa linha de aquários. As técnicas de obtenção do filé do peixe serão demonstradas e o visitante poderá saborear pratos feitos com tilápias cultivadas em tanques-rede e gaiolas no município de Linhares.

A Associação dos Piscicultores do Guaxe (Apigua) fará a exposição da tilápia limpa e congelada e do filé da tilápia. “A Apigua é formada por pescadores que geram renda extra criando tilápia em gaiolas na Lagoa Juparanã. O Incaper presta assistência técnica aos produtores da Apigua, orientando-os tecnicamente e ajudando a comercializar os produtos para os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)”, disse Glaucia Praxedes, zootecnista do Incaper.

A pesca artesanal também será representada. A Associação de Pescadores de Regência (Asper) e a Associação de Pescadores e Assemelhados de Povoação (Apap) farão a exposição dos peixes capturados do mar (dorminhoco, guaivira, caçari e xaréu). Os produtos à base de pescado processados na unidade de beneficiamento de Regência, como o bolinho de peixe, quibe de manjuba, conserva de manjuba e o filé de guaivira, também serão disponibilizados para degustação e comercializados.

Discussões técnicas

O dia 17 de maio será de discussões técnicas em torno da aquicultura. A experiência da Apigua, Associação dos Piscicultores do Guaxe, na produção e no beneficiamento de tilápias, será apresentada numa visita técnica, monitorada pela zootecnista do Incaper Gláucia Praxedes. O engenheiro de pesca Antônio Carlos Cavalcanti de Souza e a pesquisadora Márcia Vanacor Barroso, ambos do Incaper, participam de um seminário sobre o panorama da pesca e maricultura no litoral Norte capixaba. Entre os temas da mesa redonda, a situação atual da pesca no Espírito Santo, as espécies de peixes marinhos potenciais para a maricultura e a piscicultura ornamental marinha. Os debates sobre os rumos da pesca e da maricultura no Espírito Santo serão mediados por profissionais do Incaper. À noite, a pesquisadora Márcia Vanacor apresenta a cartilha “Pesca e Aquicultura – Metas para sustentabilidade”, que será lançada no evento.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário