sexta-feira, 3 de maio de 2013

Artesanato e Economia Criativa são destaque em palestra nesta terça-feira



Elizabeth Nader
Pessoas no Mercado São Sebastião olhando artesanato de natal
Gestores vão expor a importância da organização dos artesãos para a confecção de produtos que representam determinado lugar
A Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda promove nesta terça-feira (7) palestras sobre Economia Criativa e Artesanato com especialistas em vivência e projetos desenvolvidos nas duas áreas.
Às 9 horas, no auditório Zemar Moreira Lima, no Palácio Municipal, o mestre em Engenharia de Produção e Administração e engenheiro metalurgista Antônio Fernando Dória Porto fará uma exposição com o tema "Economia Criativa".
Porto já foi secretário de Planejamento do Governo do Espírito Santo e de Administração Estratégica da Prefeitura de Vitória e atuou com gerente geral do projeto Terra na capital. Também atuou no Governo Federal e em comissões na América Latina.
Às 11 horas, o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Paulo Renato Fonseca Júnior, fará a apresentação do projeto de Artesanato, com a presença do secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos. Na ocasião, os gestores vão expor a importância da organização dos artesãos para a confecção de produtos que representam o lugar.
Às 14 horas, o biólogo, contador e administrador Richard Rasmussen, que fez mestrado no Canadá, fará uma palestra com o tema "Projeto Meu Artesanato", no auditório da Fecomércio (rua Missael Pedreira da Silva,138, 2º andar, ed. Casa do Comércio, em Santa Lúcia).
O especialista produz, dirige e apresenta programas de televisão. Richard participa de projetos ambientais e os divulga em todo o Brasil. Recentemente, iniciou um projeto de registro do artesanato brasileiro em diversos estados. Governos, artesãos e associações representativas têm demonstrado interesse pela iniciativa.
Imagem divulgação
Homem segura caranguejo
Biólogo e apresentador Richard Rasmussen participa de projetos ambientais em todo o país
De acordo com o subsecretário de Apoio ao Empreendedor, Leonardo Krohling, são especialistas com formação sólida e densa experiência profissional que trocarão experiência com os participantes.

Investimentos

O gestor destacou que os assuntos abordados terão atenção especial da Prefeitura, que apoiará ideias, projetos e iniciativas que estimulem a criatividade e o empreendedorismo. "Esperamos um público em busca de informação e estímulo. Uma oportunidade para troca de experiências e aprendizado", prevê Krohling.
O subsecretário disse que o projeto de Richard Rasmussem pretende mapear e divulgar o artesanato de alguns estados brasileiros e sua trajetória serve de estímulo para quem deseja inovar e empreender.

Manual

O artesanato é o próprio trabalho manual ou produção de um artesão. Ele é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.
O artesanato é a produção de caráter familiar, na qual o artesão possui os meios de produção e trabalha em sua própria casa. Realiza assim todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima até o acabamento final.
Economia criativa serve a todos os profissionais que oferecem serviços baseados no conhecimento. Considerando que cada organização ou país desenvolve diferentes amplitudes, o tema deve, obrigatoriamente, incluir todos os serviços relacionados ao conhecimento e à capacidade intelectual, não se limitando, apenas, às chamadas "Indústrias Criativas" ou "Indústrias Culturais".
Portanto, não se restringe aos conceitos originais de Direitos Autorais, Patentes, Marcas Comerciais e Design. Assim, o conceito ampliado de "Economia Criativa" abrange também educação, atividades científicas, pesquisa e desenvolvimento.
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário