segunda-feira, 13 de maio de 2013

Associação de catadores faz 14 anos de luta pela preservação do meio ambiente em Vitória


Leane Barros

Trabalhadores mexendo em material reciclável
Resíduos recolhidos são separados na sede da Ascamare para, depois, serem vendidos às indústrias de reciclagem
Leane Barros
Senhor uniformizado ao telefone
João Antônio de Moraes utiliza um telefone antigo que havia sido descartado por uma moradora
A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) completa 14 anos nesta segunda-feira (13) e tem motivos de sobra para comemorar. É o que conta o catador João Antônio de Moraes. "Nós trabalhávamos em um ferro-velho em Jardim da Penha e, com a ajuda da Pastoral Social, pudemos nos organizar. Antes, nós éramos recusados e hoje isso não acontece mais".
A associação de catadores iniciou as suas atividades em 1991, através de reflexões do grupo Pastoral Social da Paróquia São Francisco de Assis, em Jardim da Penha, acerca dos problemas sociais e ambientais da comunidade. Evidenciou-se assim a importância do catador e foi iniciado um trabalho sociopedagógico junto a eles.
Em 1999, estabeleceu-se uma parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio do projeto de Coleta Seletiva, e a Ascamare foi organizada. Dessa maneira, começou a história da associação, que hoje é formada por 25 catadores associados.
"A história de vida dos catadores mudou. Antes, eles precisavam trabalhar catando o material nas ruas. Hoje, não", explicou a presidente da Ascamare, Daisy Kele Ribeiro.
"Com a formação da associação, tivemos conhecimento com cursos que a Prefeitura nos deu e pudemos nos aproximar mais das pessoas. Não precisamos mais sair catando, pois a Prefeitura de Vitória nos traz o material recolhido com a coleta seletiva e as pessoas também nos entregam material aqui", disse João Antônio, que já presidiu a Ascamare por sete anos.
"O início foi complicado. Das 33 pessoas que formavam a associação, só restaram quatro. Mas agora o trabalho é melhor e mais organizado", comentou o catador Alvaci Pereira Bernardes, que faz parte da associação desde o início.
Nesta sexta-feira (17), às 17 horas, haverá solenidade de comemoração do aniversário da Ascamare no Centro Integrado de Cidadania (CIC), popularmente conhecido como "Casa do Cidadão".

Materiais recolhidos

A Ascamare recebe papelão, pets, plástico, latinhas, sucatas, papel branco, jornal e vidros de embalagens. Além disso, a associação recebe também óleo de cozinha, se estiver acondicionado em garrafas pet.
Todos podem ajudar separando os materiais recicláveis e colocando-os nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que se encontram em diversas regiões de Vitória, ou ainda entregar o lixo seco na própria associação. Para saber qual PEV mais próximo, o cidadão também pode ligar para o Fala Vitória 156.
"Certa vez, uma mulher veio entregar um telefone antigo como lixo. Mas ele funciona melhor que qualquer um outro e o usamos até hoje", contou João Antônio.
A Ascamare está situada à rua Pedro Depiante, 105, em Goiabeiras, Vitória.
Leane Barros
Mulher de uniforme sentado próximo à um banner
Daisy Kele conta que a história dos catadores mudou com a organização da associação e o apoio da Prefeitura de Vitória
Leane Barros
Homem de boné e uniforme sentado próximo à uma janela
Alvaci Pereira afirma que, atualmente, o trabalho na Ascamare é melhor e mais organizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário