terça-feira, 28 de maio de 2013

BREVE HISTÓRICO DO SÍTIO CÓRREGO DA TABOA


                O Sítio Córrego da Taboa fica situado na Comunidade do Espírito Santo, a margem da BR 101 Norte, distante 15 km da sede.
                A propriedade foi adquirida em1940 através de direito de posse pelo casal Conceiço Leodorio de Jesus e Maria Santos de Jesus, 'ín memoriam''.
                Desde que foi constituida a família pelo casal acima citado, a forma de trabalhar na propriedade sempre foi de maneira coletiva. Com o passar do tempo, os filhos foram crescendo e procurando outros meios de vida, saíram para estudar e trabalhar em outras localidades como, Rio de Janeiro, Vitória (Espírito Santo), Teresina (no Piauí) e Bahia, mas, mesmos distantes o espírito solidário prevaleceu entre os familiares.

                   DESAFIOS
                 Resistencia aos assédios e pressão de compra de terra para reflorestamento de eucalipto pela Aracruz Celulose.
                  Em torno da propriedade 95% da área cultivada é de eucalipto.
                  Regulamentação do documento da terra.
                  Melhorar acessos as propriedades que estão em situação precária.

                 CULTIVANDO A TERRA
                  A maneira que a família cultivava a terra sempre foi baseada no sistema agro-ecológico, mas com o passar do tempo os membros da família foram adquirindo conhecimento através de estudos, e esse quadro foi mudando para um novo jeito de pensar  em relação ao cultivo da terra.
                 Com este propósito, concluíram que para melhorar a qualidade de vida na roça era necessário uma mudança de atitude, através de estudos, cursos, pesquisas, troca de experiências e visitas as propriedades experimentais.
                  No ano de 2000 foi abolido o uso de técnicas que degradavam o meio ambiente. Em função desta decisão o Çertificador Chão Vivo com sede em Santa Maria do Jetibá nos concedeu o Certificado de Propriedade Orgânica.
                  Hoje a propriedade está em fase de inventário.

                  PARCEIRO NA FORMAÇÃO DOS MEMBROS DA FAMÍLIA.
                  A Pedagogia da Alternancia foi a pedra fundamental no processo educativo familiar, que contribuiu muito no aspecto social, político, econômico e cultural, pois 60% dos seus membros estudaram e trabalharam em Escolas Família Agrícola no Piauí e Bahia, e uma continua a trabalhar em Escola Família Agrícola no Espirito Santo.

                UM SONHO REALIZADO
                 No dia 1 de maio de 2011, foi fundada a ASAFACES - Associação de Agricultores Familiares da Comunidade do Espírito Santo, com o objetivo de desenvolver atividades agropecuárias com todos os associados, como compras e vendas coletivas, desenvolver atividades sócio culturais com os membros através de palestras, visitas técnicas e cursos de capacitação, visando a prestação de quaisquer serviços pela entidade, que contribuam para melhorar as condições de seus integrantes, obedecendo os princípios agro-ecológicos.

                 É POSSÍVEL VIVER BEM E MELHOR NA ROÇA.
                 ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES DA COMUNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário