terça-feira, 14 de maio de 2013

Café da manhã especial no Dia do Gari em Alfredo Chaves


Na próxima quinta-feira (16) a prefeitura de Alfredo Chaves irá realizar uma manhã de homenagem em comemoração ao Dia do Gari. Cerca de 80 servidores, incluindo agentes coletores e agentes de limpeza pública, irão participar de um café da manhã especial, a partir das 6h, no estacionamento da garagem municipal. 
A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos inclui um delicioso café e homenagens. O evento contará com a presença do prefeito Roberto Fiorin.
“Os agentes de limpeza, assim como os coletores, são servidores que merecem ser homenageados, eles começam a trabalhar bem cedo, ainda enquanto dormimos, para encontrarmos ruas e praça limpas logo pela manhã. É um trabalho árduo e de grande importância e que, às vezes, nem paramos para elogiar e reconhecer”, destacou o prefeito.

História do Dia do Gari
Os garis são os profissionais da limpeza pública que recolhem o lixo das moradias, edifícios comerciais e residenciais, além de varrer as ruas e também cuidar da capina da grama. Eventualmente também trabalham no desentupimento de bocas-de-lobo. m seu dia comemorado em 16 de maio.

O nome profissional de GARI é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, primeira pessoa a assinar um contrato de Limpeza pública com o Ministério Imperial, organizando assim, a partir do dia 11 de outubro de 1876, a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro. Vencido o contrato em 1891, entrou seu primo, Luciano Gary. Um ano após, a empresa foi extinta e inaugurada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade, realizando um trabalho muito aquém do proposto em termos de limpeza pública.

Os cariocas, acostumados com a limpeza das ruas após a passagem dos cavalos, mandavam chamar a turma do Gary. Aos poucos o nome se generalizou e até hoje são chamados garis.

Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: 27 3269-2724 / 8892-6411
Garis.jpgGaris.jpg
108K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário