segunda-feira, 20 de maio de 2013

Capixabas podem conhecer mais o esgrima e o badminton no COB nas Ruas



Em 2016, pela primeira vez na história, o Brasil será sede de uma Olimpíada. O maior evento esportivo do planeta vai acontecer no Rio de Janeiro. Com o objetivo de aproximar o brasileiro do clima da competição, o Comitê Olímpico Brasileiro estará em Vitória nesta quarta-feira (22), na praça Costa Pereira, no Centro, das 9 às 18 horas, com o "COB nas Ruas 2013", evento que contará com clínicas esportivas de modalidades pouco conhecidas, como o badminton e esgrima.
O evento ainda contará com uma presença dourada: a bicampeã olímpica Fabi, da seleção brasileira feminina de volêi e uma das maiores líberos do mundo. Ela é a embaixatriz do "COB nas Ruas" em Vitória. Durante todo o dia, monitores do comitê estarão na praça, onde o público poderá conhecer um pouco mais o esgrima e o badminton.
Ele é aberto ao público e contará com a participação das escolas da rede municipal. Vitória é a primeira cidade a receber o "COB nas Ruas" e tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp).
Imagem divulgação
Pessoas em quadra
Objetivo da partida de badminton é fazer com que a peteca caia na quadra adversária
Imagem divulgação
Jogadores lutam com espada
Esgrima é um esporte de combate em que os esgrimistas utilizam uma espécie de lâmina

Badminton

O badminton é um jogo com raquete e uma "peteca" (chamada volante ou birdie) que pode ser praticado individualmente ou em dupla. A partida é disputada em uma quadra, sendo ela dividida por uma rede.
O objetivo é fazer com que a peteca caia na quadra adversária e, assim, a dupla ou atleta marca um ponto no placar. Disputado em "games", vence quem atingir 25 pontos (com diferença de dois pontos). O badminton tem no máximo cinco games e vence aquele que for o "melhor de cinco".
A modalidade é uma das mais praticadas no mundo e é muito popular em países como Cingapura, Índia, Indonésia, China, Paquistão, Japão e Tailândia. O badminton foi disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e a maior potência olímpica é a China.

Esgrima

A esgrima esteve presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e é um esporte de combate em que os esgrimistas utilizam uma espécie de lâmina (florete, espada e sabre) para atacar e se defender. Uma luta dura três assaltos, com três minutos cada.
Vence o esgrimista mais mais tocar no colete adversário. A luta é disputada em uma pista e os competidores utilizam uma roupa especial para evitar ferimentos: máscara, luvas e colete protetor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário