quinta-feira, 16 de maio de 2013

CARRO FUMACÊ CHEGA A COLATINA PARA AJUDAR NO COMBATE A DENGUE




16/05/2013 -
As ações de combate à dengue devem ganhar forçar nos próximos dias no município de Colatina com a chegada do veículo fumacê. Atualmente, o trabalho de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, tem se intensificado nos bairros da região norte da cidade.
De acordo com o superintendente de Vigilância e Saúde, Valtamir Faroni, dois sorotipos estão circulando em Colatina, o 1 e o 4,  com a maioria dos casos registrados sendo do tipo 4, para o qual toda população está suscetível. “Nos últimos dois meses estamos vivendo um aumento do número de casos de dengue em Colatina, o que é natural em março e abril quando os casos da doença aumentam por causa das condições climáticas”, alerta Valtamir.
A situação mais preocupante ocorre na região norte, nos bairros São Silvano, Maria das Graças, Columbia e Bairro Santo Antônio. A Vigilância está bloqueando os casos que ocorrem na região sul, para tentar impedir o avanço da doença. “Para trabalhar na região norte, solicitamos a SESA (Secretaria de Estado da Saúde), desde o dia 07 de maio a liberação do carro de UBV Pesado, popular Fumacê,  pois nesta região necessitamos de uma intervenção mais intensa para eliminarmos o mosquito adulto e quebrar a cadeia de transmissão” explicou.
As equipes de bloqueio tem feito uma rota diariamente em toda a cidade, mas o apoio da população é extremamente importante no combate a dengue, pois é dentro das residências onde a maioria dos criadouros e ou focos de dengue são encontrados.
A vigilância alerta para algumas situações que possam favorecer a proliferação, como: eliminar objetos que acumulem água, vedando bem os recipientes que são utilizados para guardar a água, além de cuidar da limpeza do  ambiente e verificar se o vizinho está tomando os mesmos cuidados.
Outra recomendação é para a passagem do carro fumacê. A Vigilância informa que os moradores abram portas e janelas, protejam os alimentos e animais domésticos, principalmente, os de menor porte. As gaiolas dos pássaros, por exemplo, devem ser cobertas por panos. Vasilhas com água e comida dos cães também devem ser protegidas. Casas que possuem pessoas acamadas ou com problemas de alergias devem fechar portas e janelas.
Confira abaixo o itinerário do carro fumacê. O veículo deve passar na parte da manhã, das 6 às 9 horas, e a tarde das 17 às 20 horas.
16/05 – Manhã – Santo Antônio 
             Aeroporto
             Vila Amélia
       Noite - Vila Lenira
                   Olivio Zanoteli
17/05 – Manhã – Columbia
    Noite – Maria das Graças
18/05 – Manhã – São Silvano
             Vila Real
    Noite – Ayrton Senna
19/05 – Manhã – Nossa Senhora Aparecida
    Noite – Carlos Germano Nauman
20/05 – Manhã – Santo Antônio
            Vila Amélia
                    Aeroporto
    Noite – Vila Lenira
         Olivio Zanoteli
21/05 – Manhã – Columbia
    Noite – Maria das Graças
22/05 – Manhã – São Silvano
             Vila Real
      Noite – Ayrton Senna
23/05 – Manhã – Nossa Senhora Aparecida
     Noite – Carlos Germano Nauman
24/05 – Manhã – Santo Antônio
             Aeroporto
             Vila Amélia
    Noite – Vila Lenira
                 Olivio Zanoteli
25/05 – Manhã – Columbia
    Noite – Maria das Graças
26/05 – Manhã – São Silvano
             Vila Real
     Noite – Ayrton Senna
27/05 – Manhã – Nossa Senhora Aparecida
     Noite – Carlos Germano Nauman
28/05 – Manhã – Santo Antônio
             Aeroporto
                     Vila Amelia
    Noite – Vila Lenira
          Olivio Zanoteli

Nenhum comentário:

Postar um comentário