quinta-feira, 16 de maio de 2013

Carros fumacê circulam em 13 bairros da capital para ajudar no combate à dengue



André Luiz Silva Sobral
Agentes de Combate a Dengue
Carros fumacê realizam a aplicação do inseticida em horários pré-determinados Ampliar
Para ajudar no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti), os carros fumacê - Ultra Baixo Volume (UBV) - voltaram a circular em alguns bairros de Vitória na última quarta-feira (15). A ação é resultado de um alerta da Vigilância Epidemiólogicada Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para os índices de infestação do mosquito em algumas regiões.
Serão cinco ciclos de aplicação do produto, sempre obedecendo os intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde, nos seguintes bairros: Nova Palestina, Resistência, Maria Ortiz, Ilha de Santa Maria, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Pontal de Camburi, Santa Martha, Joana D'Arc, Centro, Fonte Grande, Caratoíra e Santo Antônio.
Como o Aedes Aegypti tem hábitos específicos e voa nos períodos do amanhecer e entardecer, a Prefeitura de Vitória realiza a aplicação do inseticida no horário entre 4h30 e 7 horas, quando a movimentação de pessoas nas ruas ainda é pequena.
O fumacê é uma estratégia utilizada apenas em casos de extrema necessidade e circula com horários pré-determinados, conforme orientação do Ministério da Saúde. Trata-se de um carro que pulveriza um inseticida e mata os insetos adultos enquanto estão voando.
Thalles Waichert
Agente da vigilância ambiental observa água na caixa d'água para detectar foco da dengue
Agentes de combate às endemias fazem vistorias rotineiras nos imóveis
UBV não é o único recurso usado no controle do mosquito Aedes Aegypti, do vetor do vírus da dengue ou outro tipo de mosquito. A Semus dá continuidade a todas as outras ações de rotina, como as visitas domiciliares realizadas pelos agentes, visitas às obras da cidade e aos imóveis abandonados e vistoria de charcos e valas, sempre com aplicação de larvicida.
Além disso, a Prefeitura de Vitória mantém, enquanto for necessário, a ação de controle químico espacial portátil: as bombas costais. Esse recurso apresenta uma eficácia superior à do fumacê, uma vez que a névoa de aplicação pode ser direcionada para o local a ser tratado, de preferência em locais pouco trafegáveis, além de poder ser utilizado durante todo o dia, e não apenas em horários restritos.

Cronograma
  • Nova Palestina e Resistência: ciclo um, em 15 de maio; ciclo dois, em 21 de maio; ciclo três, em 27 de maio; ciclo quatro, em 2 de junho; ciclo cinco, em 8 de junho.
  • Maria Ortiz e Ilha de Santa Maria: ciclo um, em 16 de maio; ciclo dois, em 22 de maio; ciclo três, em 28 de maio; ciclo quatro, em 3 de junho, e ciclo cinco, em 9 de junho.
  • Jardim da Penha e Pontal de Camburi: ciclo um, em 17 de maio; ciclo dois, em 23 de maio; ciclo três, em 29 de maio; ciclo quatro, em 4 de junho; ciclo cinco, em 10 de junho.
  • Jardim Camburi: ciclo um, em 18 e 19 de maio; ciclo dois, em 24 e 25 de maio; ciclo três, em 30 e 31 de maio; ciclo quatro, em 5 e 6 de junho; ciclo cinco, em 11 e 12 de junho.
  • Santa Martha e Joana D'Arc: ciclo um, em 19 de maio; ciclo dois, em 25 de maio; ciclo três, em 31 de maio; ciclo quatro, em 6 de junho; ciclo cinco; em 12 de junho.
  • Centro, Fonte Grande, Caratoíra e Santo Antônio: ciclo um, em 20 de maio; ciclo dois, em 26 de maio; ciclo três, em 1º de junho; ciclo quatro, em 7 de junho; ciclo cinco, em 13 de junho.
Obs.: As ações em todos os locais sempre acontecem das 4h30 às 7 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário