sexta-feira, 24 de maio de 2013

Casa do Cidadão faz testes gratuitos para diagnosticar a hepatite C


Elizabeth Nader
Fachada da Casa do Cidadão
Casa do Cidadão, em Itararé, vai receber a "Caravana Hepatite C"
Quem passar pelo Centro Integrado de Cidadania (CIC), em Itararé, nestas segunda (27), terça (28) e quarta-feiras (29) poderá fazer, gratuitamente, o teste da hepatite C. Os interessados poderão se dirigir à recepção central do local, das 8 às 16 horas, onde será montado um estande de atendimento da "Caravana Hepatite C". O teste é simples, rápido e o resultado é emitido em 15 minutos.
A ação faz parte da campanha "Quebre o silêncio – Hepatite C", que tem como objetivo identificar precocemente e promover o tratamento adequado aos infectados pelo vírus. Segundo a gerente do CIC, Juliana Cazoni Sardenberg, a expectativa é de que 1.000 pessoas sejam atendidas.
"Como o CIC é um espaço de grande movimentação de pessoas, esperamos que sejam realizados cerca de 1.000 testes. É muito importante que todos participem para identificar se são portadores do vírus, que é silencioso e leva a complicações caso não seja tratado", disse.
A hepatite C é um problema significativo de saúde pública por causa do grande número de casos que evoluem para a forma crônica da doença. Os sintomas geralmente são leves ou ausentes, o que dificulta e atrasa o diagnóstico. Cerca de 80% dos casos de hepatite C se tornam crônicos, podendo levar os pacientes a desenvolver cirrose e câncer hepático. Não existe vacina para a doença.
Marcos Salles
teste de glicemia
Cidadãos poderão fazer testes da hepatite C durante a caravana

Hepatite

A hepatite é uma doença inflamatória do fígado, que compromete suas funções. Sua evolução pode ser aguda ou crônica e é principalmente classificada como viral, tóxica ou autoimune. As doenças do fígado, em especial as hepatites, provocam anormalidades nas funções desse órgão, como:
  • Icterícia: é um acúmulo de bilirrubina no corpo. A bilirrubina é um pigmento esverdeado usado pelo fígado para produzir a bile (uma substância que auxilia na digestão) que, ao se acumular, faz com que a pele e as mucosas fiquem amareladas. Quando o fígado está inflamado, ocorre uma dificuldade de processamento e eliminação da bile para o intestino;
  • Colapso na produção de proteínas e na neutralização de substâncias tóxicas;
  • Prejuízo de todas as funções primárias do fígado.
  • Cirrose, que é o resultado final de uma inflamação persistente no fígado e pode ocorrer em todas as condições de inflamação crônica desse órgão. A cirrose hepática caracteriza-se por necrose (destruição das células), fibrose e nódulos de regeneração.
A fibrose é a substituição das células normais do fígado por tecido de cicatrização. Esse tecido cicatrizado, também chamado de fibrótico (formado por fibras), não tem mais as funções que as células sadias do fígado possuem. Os nódulos de regeneração são compostos por células regeneradas, numa tentativa do fígado de substituir as células destruídas. Infelizmente, esses nódulos não conseguem realizar as mesmas funções das células normais.
Serviço
Caravana Hepatite C
Quando: segunda (27), terça (28) e quarta-feira (29), das 8 às 16 horas
Onde: Centro Integrado de Cidadania (Casa do Cidadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário