quarta-feira, 15 de maio de 2013

Casos suspeitos de dengue diminuem em Cachoeiro


Publicada em 15 de maio de 2013

A Secretaria Municipal de Saúde realiza trabalho de prevenção e combate aos focos do mosquito transmissor da doençaA Secretaria Municipal de Saúde realiza trabalho de prevenção e combate aos focos do mosquito transmissor da doença

Pela segunda semana consecutiva, os casos notificados como suspeitos de dengue diminuem em Cachoeiro de Itapemirim, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde.
Os números apontam que houve redução em torno de 50% desde a semana do dia 14 ao dia 20 de abril, quando foram registrados 787 casos suspeitos da doença. Na semana seguinte foram 536 casos suspeitos, e na posterior 356.
“A tendência é de queda, por conta de diversos fatores associados, especialmente devido às atitudes que tomamos para combate aos focos do mosquito transmissor da dengue. Temos dois carros fumacê que desde março percorrem bairros com maior índice de notificações da doença, serviço que vai continuar por mais um tempo. Além disso, os agentes de endemias visitam todos os bairros, trabalho permanente ao longo do ano, conforme já fazíamos, mesmo antes do aumento dos casos”, explica o secretário municipal de Saúde, Abel Sant'Anna Júnior.
O atendimento específico para a dengue no Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes, no Baiminas, será mantido. Entretanto, devido à queda considerável nos números, a partir da próxima segunda-feira (20), não será mais disponibilizado o serviço médico contratado para atender somente aos casos suspeitos da doença e na unidade de saúde de Jardim Itapemirim e na sala instalada no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD), no bairro Otton Marins.
Nas três salas criadas para encaminhamento dos pacientes que apresentam sintomas de dengue, foram atendidas 254 pessoas entre os dias 16 e 22 de abril, e 98 atendimentos foram realizados entre 7 e 13 deste mês. A queda nas demandas foi de 61%.
“Por enquanto vamos manter a estrutura montada nas duas salas como medida de segurança, para o caso de uma mudança climática brusca, com muita chuva, e aumento dos números relativos à doença”, comenta o secretário de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário