quarta-feira, 29 de maio de 2013

Centro Histórico é ponto de partida para andarilhos dos Passos de Anchieta


Tadeu Bianconi
Catedral Metropolitana de Vitória vista do alto
Catedral Metropolitana de Vitória é o ponto de partida para os mais de 100 km que os andarilhos irão percorrer até Anchieta
Técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda darão apoio à abertura da 16ª edição da Caminhada Passos de Anchieta, nesta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, às 7h30, na Catedral Metropolitana de Vitória, no Centro, onde serão dadas as boas-vindas aos andarilhos. No local, um padre também dará a bênção aos participantes.
Os andarilhos receberão informações sobre os atrativos turísticos de Vitória e os projetos desenvolvidos para as duas áreas na cidade. Além disso, receberão material promocional sobre os monumentos que compõem o Projeto Visitar. A caminhada é o primeiro roteiro cristão das Américas.
Os participantes farão aquecimento, com muita ginástica, antes de seguirem no percurso de pouco mais de 100 quilômetros, durante quatro dias, pelas praias do litoral sul, até o município de Anchieta, onde chegam neste domingo (2).
A expectativa é de que pelo menos 3 mil pessoas participem do evento, que contará com mais da metade de andarilhos vindos de outros estados e alguns do exterior. Passos de Anchieta é o nome do roteiro que reconstitui a trilha habitualmente percorrida pelo padre José de Anchieta nos seus deslocamentos da Vila de Rerigtiba, atual cidade de Anchieta, até a Vila de Nossa Senhora da Vitória, onde cuidava do Colégio de São Tiago, em caminhadas quinzenais que ele empreendeu nos últimos anos de sua vida.
Carlos Antolini
Passos de Anchieta em Vitória
Andarilhos passarão por atrativos turísticos da capital no primeiro trecho do percurso

Experiência

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Paulo Renato Fonseca Júnior, desde a primeira versão da caminhada, há 16 anos, o evento vem crescendo e atraindo cada vez mais participantes empolgados em conhecer um roteiro belíssimo.
"Uma oportunidade para que turistas conheçam de perto as belezas do patrimônio do Centro Histórico de Vitória e de cidades próximas. Uma experiência marcante para os andarilhos, que, já no primeiro dia, poderão contemplar, com a tranquilidade de uma caminhada, nossos atrativos", disse Paulo Renato.
O roteiro, organizado pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa), é dividido em quatro dias de caminhada e reúne desde aspectos ecológicos e históricos a monumentos religiosos e culturais do Estado. Ao final de cada etapa, há uma programação cultural. A caminhada é dividida em quatro trechos de cerca de 20 km por dia.

Diversidade

Os peregrinos, além de aproveitarem momentos de fé, autoconhecimento e belas paisagens, poderão conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural capixaba. No trajeto, haverá uma programação com shows, apresentação de bandas de congo, danças típicas e exibição de vídeos.
Percurso diário dos Passos de Anchieta
  • 1º dia: entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, são percorridos em média 25 km.
  • 2º dia: entre Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari, perfaz 28 km.
  • 3º dia: entre Setiba e Meaípe, são percorridos 24 quilômetros, ainda em Guarapari.
  • 4º dia: entre Meaípe até Anchieta, na Igreja Matriz do município, finalmente os 23 km finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário