segunda-feira, 20 de maio de 2013

COLATINA MOBILIZA COMUNIDADE PARA O DIA DO DESAFIO, NO PRÓXIMO DIA 29




20/05/2013 - Já começou a mobilização para a participação dos colatinenses no Dia do Desafio (Challenge Day), no dia 29 deste mês, pelo sexto ano consecutivo. O evento, que é realizado todos os anos no mês de maio, é internacional, e coordenado no continente americano pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) de São Paulo. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, por meio de ações comunitárias envolvendo poder público, instituições da sociedade civil, empresas e voluntários.

Este ano Colatina, que tem 111.788 mil habitantes, vai desafiar a Parnaíba (Piauí), de 145.705 mil habitantes, tentando mobilizar o maior número de pessoas possível, com o principal objetivo de conseguir que cada morador realize no mínimo 15 minutos de exercício físico, incentivando-os a acabar com o sedentarismo.

A estreia de Colatina no Dia do Desafio em 2008 foi marcada pela derrota para a cidade cubana de Guantânamo. Mas a recuperação veio nos dois anos consecutivos com as vitórias contra as cidades  de Escuintla, da Guatemala; e San Juan Bautista, do México. Em 2011, perdeu para a mexicana San Francisco de Campeche, mas  voltou a vencer no ano passado contra a paulista Araras

No dia 29, as pessoas e empresas que queiram participar podem se mobilizar nas academias, nos seus próprios bairros ou nos locais de trabalho e organizar atividades esportivas. Elas devem registrar sua participação no Sesc de Colatina, até às 18 horas do dia 29, para o número (27) 3721-0584, para que seja repassado aos coordenadores do evento. Todo registro é importante para a computação final dos resultados.

O Sesc informa que no dia 29, a partir das 6h30, e durante todo o dia, vai realizar várias atividades físicas com a população no calçadão da Avenida Beira Rio, em frente à sua sede.

Regulamento

Conforme o regulamento, cada 15 minutos de exercício físico realizado valerá um ponto de porcentagem na estatística de participação. A palavra de ordem é, convidar vizinhos e colegas de trabalho, para entrarem na disputa e calcular a quantidade de pessoas e o tempo de exercício que eles realizarem. Depois é só ligar para o Sesc e comunicar o total de participação.

Segundo o órgão, poderá ser realizado todo tipo de exercício físico, como por exemplo, qualquer tipo de ginástica, danças, jogos, brincadeiras, corridas, caminhadas, natação, bicicleta, musculação, ginástica localizada e aeróbica, campeonatos entre alunos e outras atividades.

Difusão pelo mundo

O Dia do Desafio foi criado em 1983 no Canadá e difundido mundialmente pela  The Association For International Sport for All (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. O Brasil participa há 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário