quinta-feira, 16 de maio de 2013

Comercialização de produtos da agricultura familiar é destaque na GranExpoNorte



16/05/2013 - 14h40min

Incaper

Os benefícios da comercialização para os agricultores familiares e para os consumidores serão abordados na palestra “Comercialização Institucional: agregando valor à agricultura familiar”, que ocorrerá na tarde desta quinta-feira (16), durante a GranExpoNorte, em Linhares. Na ocasião, serão apresentados os valores econômicos, sociais e ambientais desse tipo de comercialização.

De acordo com o extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) que irá ministrar a palestra, Moysés Marré, o objetivo do espaço é despertar os diversos valores que são agregados ao processo de comercialização pelos mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“O bom retorno econômico é consequência de outros valores que estão agregados à comercialização, como a organização dos agricultores, a diversificação de alimentos sem a utilização de agrotóxicos, o intercâmbio entre as pessoas e os cuidados com o meio ambiente”, relatou Moysés.

Comercialização em Nestor Gomes

Os benefícios da comercialização institucional serão exemplificados pela experiência do distrito de Nestor Gomes, em São Mateus, que comercializou, entre 2012 e 2013, 570 toneladas de alimentos, com cerca de 80 produtos diferentes, o que gerou em torno de R$ 1,2 milhão de reais pelo PAA. “Apenas para a Grande Vitória, foram destinados alimentos para 12 mil pessoas por meio do Programa Mesa Brasil, feito em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento”, disse Moysés.

Para alcançar esses números, os agricultores do distrito tiveram que se organização. O número de associações passou de 3 para 19 após o início da comercialização para os mercados institucionais. “No assentamento Juerana 1, em São Mateus, um grupo de mulheres montou uma padaria coletiva após a participação em cursos direcionados para as mulheres da região”, falou Moysés.

Serviço

Palestra: Comercialização Institucional: agregando valor à agricultura familiar
Data: 16/05
Local: Auditório 3 – GranExpoNorte
Horário: 15h20

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário