quinta-feira, 9 de maio de 2013

Comunidades de Cachoeiro comemoram o 13 de maio



Publicada em 09 de maio de 2013
 
Três comunidades de Cachoeiro de Itapemirim vão realizar atividades culturais para lembrar o fim da escravidão, celebrado no dia 13 de maio. Os eventos têm entrada franca.

O bairro Novo Parque comemora a data neste sábado (11), a partir das 16h, com roda de capoeira, de samba e dança afro na rua João Marques Carvalho Braga. As atividades são organizadas pelo Ponto de Cultura Casa do Capoeira e pelo grupo Ilê Asé Obá Airá.

Na segunda-feira (13), a comunidade quilombola de Monte Alegre, no distrito de Pacotuba, promove o evento “Raiar da Liberdade”, realizado desde 1888. Às 19h, será lançado o livro “Todas as faces de Maria”, projeto cultural de Maria Laurinda Adão patrocinado pela Lei Rubem Braga de incentivo à cultura.

De autoria de Genildo Hautequestt, a publicação conta, por meio de textos e fotos, a vida de Maria Laurinda, mestra do Grupo de Caxambu Santa Cruz e um dos nomes mais importantes da cultura popular no estado.

Às 20h, grupos folclóricos se apresentarão no local, incluindo o Caxambu Alegria de Viver, liderado pela mestra Canuta Caetano, da comunidade de Vargem Alegre, distrito de São Vicente. O evento é realizado em parceria com o Ponto de Cultura do Folclore e Associação de Folclore do município.

No bairro Zumbi, a festa acontece há mais de 30 anos, com a organização da mestra Niecina Ferreira de Paula, a dona Isolina. Além de roda de caxambu, os moradores promovem uma tradicional feijoada. Os festejos começam às 18h, na rua Lourival da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário