sexta-feira, 24 de maio de 2013

Concurso de Quadrilha Junina será nos dias 28 e 29 de junho na Serra


Premiação chega a dez mil reais na grande festa que será realizada no Parque da Cidade
Zelita Viana
Junho está chegando e com ele as tradicionais quadrilhas juninas se formam para dançar e cantar, louvando os santos do mês: Santo Antônio, São João e São Pedro.  Comidas, bebidas, fogueiras, bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro decoram arraiás em diversos bairros da cidade, que ganham vida com a chegada dos dançarinos de quadrilhas. Este ano, a Prefeitura vai reunir estes grupos no grande Concurso de Quadrilhas Juninas da Serra, com prêmios de 5, 2, e 1 mil reais para os ganhadores. Haverá premiação também da TV Gazeta, promotora do evento, no valor de 2 mil reais, além de troféu. 
PMSAs bandeirolas estão presentes em todos os arraiás juninos 
O concurso será realizado no Parque da Cidade, nos dias 28 e 29 de junho. Serão avaliados a criatividade, animação e dramatização, folguedos juninos, personagens, coreografia, figurino, e repertório musical, casamento e marcador.
Para se inscrever, o grupo deve ter, no mínimo, 30 pares, ou seja, 60 participantes. Nos dias do concurso acontecerão também shows musicais com Trio Mafuá, Forró Bem-Te-Vi e  Layon.
A realização é da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer  da Serra (Setur), que vai receber as inscrições dos grupos, de 24 de maio a 7 de junho, pelos telefones 3291 2330 e 3291 2331.  De 7 a 21 de junho haverá avaliação dos grupos inscritos. Uma comissão formada por servidores da  Setur e TV Gazeta vão visitar os inscritos nos dias de ensaio, e definir cinco quadrilhas para disputar o Grande Concurso de Quadrilhas Juninas da Serra.
O corpo de jurado será formado por membros sem envolvimento direto com as comunidades participantes e que trabalham com folguedos folclóricos, artistas plásticos, músicos, atores, folcloristas, historiadores, produtos de eventos,  empresários e servidores públicos municipais.  Cada membro da Comissão será responsável pelo julgamento de um item dos critérios de avaliação.
Além da secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer  da Prefeitura da Serra, a TV Gazeta e Portal de Notícias G1 participam da realização do Concurso de Quadrilhas Juninas da Serra.
Para o secretário da Setur, Flávio Serri, o Concurso de Quadrilhas Juninas é um momento de integração e de comemoração. “Estamos resgatando uma cultura da cidade da Serra que anos atrás realizava no bairro Caçaroca, na Serra Sede, concurso desta amplitude. Neste mês em que comemoramos os santos do mês de junho estamos proporcionando um grande arraiá e contamos com a participação de todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário