sexta-feira, 31 de maio de 2013

CONFECÇÃO DOS TAPETES MOBILIZA 2 MIL E 500 VOLUNTÁRIOS

 


Às seis horas da noite de quarta-feira, 29 de maio, as principais ruas do centro de Castelo passaram a ganhar um colorido especial. Dezesseis quadros e passadeiras começaram a ser confeccionados por mais de dois mil e 500 voluntários de todas as idades. Palha de café, pó de pedra, resíduos de madeira e de borracha, tampinhas de garrafas, crivos de ovos, areia colorida, flores, pedras: tudo isso fez parte dos materiais usados na confecção dos mais de 1.500 metros de tapete do Cinquentenário da festa de Corpus Christi. O trabalho só terminou com o dia amanhecendo.

.
Castelo é conhecido pela tradição da maior Festa de Corpus Christi do Brasil, evento que vem crescendo a cada ano, sempre com temas variados. Esse ano, o destaque especial das mensagens passadas através dos quadros e passadeiras ficou por contados "50 anos do tapete de Corpus Christi em Castelo" e da"Jornada Mundial da Juventude". E nem mesmo a chuva forte que caiu na manhã de quarta-feira, dia em que começa a confecção dos tapetes, desanimou os artistas que participam dos trabalhos.

Há treze anos, uma dupla de amigos resolveu participar da confecção dos tapetes e não parou mais. "A expectativa é de que a festa seja boa, porque comemoramos os 50 anos. Esse ano fizemos uma camisa com as fotos de todos os quadros que já confeccionamos ao longo desses treze anos, nesse mesmo lugar", disse Tiago Dias, na companhiado amigo Pedro Spilaris, começando a preparar a passadeira com o tema "Ano da Fé".

A fé e a tradição da Festa de Corpus Christi, são passadas de geração para geração. É o caso de Enzo Colodete Fioresi, que com apenas sete anos já confeccionou o tapete em outros anos: "Já fiz o tapete. Pra mim, é legal ajudar, porque minha avó falou que quando a gente faz alguma coisa, a nossa mente abre. Minha avó sempre reza pra não chover na hora de fazer o tapete", comentou o pequeno Enzo, que com um grupo de amigos da mesma escola confeccionaram uma parte dos tapetes.

"A gente levou dois meses para juntar o material, foram 120 crivos de ovos e muitas folhas de jornal. Além dos crivos de ovos e dos jornais, usamos ainda restos de madeira, e acrílico que vieram da oficina, tudo material reciclado", disse Maria Celeste Andrião,uma das artesãs da passadeira número dez, com o tema "Cinquentenário do Concílio Vaticano II". O depoimento da artesã demonstra que preparação da Festa de Corpus Christi começa meses antes da festa.

De acordo com dados da Paróquia Nossa Senhora da Penha, que realiza o evento com o apoio da Prefeitura de Castelo através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e do Governo do Estado, através das Secretarias de Estado de Cultura e de Turismo, este ano do Cinquentenário de Corpus Christi são cerca dedois mil e 500 voluntários, tanto da cidade quanto do interior, que participaram desde a preparação do material, até a confecção dos tapetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário