quarta-feira, 15 de maio de 2013

Crianças da rede pública começam a desenhar cenas de filme sobre Villa-Lobos


 A segunda oficina de animação para a construção das cenas será realizadaaté o dia 17 de maio com a orientação da cineasta
Vitória, 15 de maio de 2013 - Depois da montagem do roteiro audiovisual, chegou a hora de começar a desenhar as cenas da animação inspirada no maestro e compositor Heitor Villa-Lobos. Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “São Vicente de Paulo”, no Centro de Vitória, participarão da oficina até a próxima sexta-feira, dia 17.
Esta é a segunda das cinco oficinas que resultarão em um novo filme com roteiro, direção, desenhos e animação de alunos do 6º ao 9º ano de escolas de ensino fundamental da rede pública da Grande Vitória. O projeto tem realização do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul e conta com patrocínio da EDP Escelsa, distribuidora de energia do Grupo EDP e apoio do Instituto EDP.
Além de articular a cultura audiovisual com outros saberes como a música, a história e a literatura, o projeto abre novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva que estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz.
O protagonista
Heitor Villa-Lobos nasceu em 1887, no Rio de Janeiro. Criador de mais de 1.000 obras, o pianista, violoncelista, compositor e maestro contribuiu para transpor o muro entre a música erudita e a popular ao resgatar e valorizar os elementos sonoros da cultura regional. Ainda criança teve contato com as modas caipiras e os tocadores de viola que integram parte do folclore musical brasileiro. Aos seis anos de idade, aprendeu com o pai a tocar clarinete e violoncelo e a reconhecer o gênero, o estilo e a origem das músicas, assim como as notas musicais e os ruídos.
Sua formação clássica - especialmente o fascínio pela obra do alemão Johann Sebastian Bach - não o impediu de se reaproximar da música popular brasileira, mais precisamente do choro, ligado a uma vertente artística considerada marginal naquele período por representar a música tocada em ruas e praças.
Percorreu o interior do Brasil, incluindo a Floresta Amazônica, para estudar a identidade cultural do povo, costumes e manifestações culturais brasileiras. Embrenhou-se por sertões, fazendas e engenhos com a finalidade de ouvir e recolher cantos e danças populares.
Tornou-se conhecido em todo o mundo. Dentre suas composições mais famosas estão a ária cantilena da obra Bachianas Brasileiras nº 05 e o trecho “Trenzinho do Caipira” que pertence às Bachianas Brasileiras nº 02. Uma das marcas da sua trajetória é a valorização dos espetáculos corais ao ar livre, mais conhecidos como “concentrações orfeônicas”, que  chegam a reunir 44 mil vozes. Por meio da sua atuação em cargos públicos ligados à educação, estimulou o ensino da música e do canto orfeônico nas escolas. Faleceu aos 72 anos, no ano de 1959, vítima de câncer.    
As oficinas – A partir de informações sobre a vida e a obra de Villa-Lobos, a primeira turma de alunos – também da Escola “São Vicente de Paulo” - construiu o roteiro de forma coletiva com a orientação da cineasta, diretora e montadora, Luelane Corrêa, formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Agora, a história em homenagem ao maestro será transformada em imagens pelos alunos a partir da utilização de técnicas de animação como desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital). Nesta fase, a orientação será da animadora Rosaria, realizadora de obras premiadas como “Tem um Dragão no meu Baú” e “Menina da Chuva”.
O que é o Projeto Animação
Criado em 2001, o Projeto Animação tem por objetivo desenvolver as formas de expressão, democratizando o acesso aos bens culturais pela população infanto-juvenil local. A cada edição, um novo filme é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.
Desde a criação do projeto foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008), “Um Fio de Esperança” (2009) e “As Curvas de Niemeyer” (2010). Após o lançamento, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. Os filmes também são distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, cineclubes e pontos de cultura.
Para mais informações: www.animazul.org.br

Sobre a EDP Escelsa  A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1,33 milhão de unidades consumidoras, em  70 municípios capixabas.          
Sobre o Instituto EDP – Instituição sem fins lucrativos, é responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e socioculturais da EDP e suas controladas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário